Ensino Híbrido - Desafio 6

Formas Geométricas - Bandeira do Brasil

Desafio 6
6ª semana (17/06/2014 a 23/06/2014)
Prezados colegas,
A implementação de um modelo de Ensino Híbrido, como proposto pela Silicon Schools Fund e Instituto Clayton Christensen, envolve aspectos que têm merecido nossa atenção nas últimas semanas. Estamos preparando e selecionando as peças de um quebra-cabeça que pretendemos ver organizado até o final deste primeiro bloco. A montagem final, certamente, não acontecerá agora, mas para quem monta quebra-cabeças, delinear um contorno já é um passo bem importante e, acreditamos que, com o envolvimento de todos, estamos caminhando para isso.
No desafio anterior, analisamos a experiência do aluno e elaboramos uma proposta de levantamento de dados sobre o desempenho dos estudantes em relação a um determinado objetivo. O desafio desta semana tem como finalidade refletirmos como esses dados podem ser utilizados na personalização do ensino. Ter oportunidades de personalizar o ensino é um dos objetivos centrais de um modelo híbrido de aprendizagem e, como já vimos, os recursos tecnológicos digitais têm um papel importante nesse processo. Vamos pensar sobre isso?
Para o desafio desta semana, seguem as atividades:
1) Na parte teórica, teremos que:
• Rever com atenção especial, no terceiro capítulo do curso, as duas partes do vídeo: “Os movimentos de um professor no ensino híbrido”. Lembre-se de acessar a plataforma utilizando o login e senha já informados para que seja possível acompanhar sua participação. Feito o login, acesse a página do curso pelo link https://pt.khanacademy.org/partner-content/ss... Reflita: Todas as dicas apresentadas podem ser incorporadas em sua prática? Justifique.
• Algumas das dicas fazem referência à personalização do ensino. Para essa reflexão, leia o artigo “Diferenciar, individualizar e personalizar o ensino”, disponível em <http://porvir.org/porpensar/diferenciar-individualizar-personalizar-ensino/20120822>. No texto, há um link para um passo a passo que busca ajudar o professor interessado em promover a personalização do ensino. Verifique no folder do Desafio 6, a tabela desse passo a passo traduzida. Reflita: De acordo com o texto sugerido e com sua experiência em educação, é possível pensar em Personalização em um modelo de Ensino Híbrido aplicado à realidade brasileira? Se você acha possível, explique como podemos alcançar esse objetivo. Se não acha possível, explique o motivo.
2) Nesta semana, a parte prática envolverá a análise dos dados coletados no desafio 5 e a relação deles com a personalização do ensino. Porém, você não irá analisar os dados que coletou, mas os dados coletados por outro professor do grupo. Para isso:
• Verifique o arquivo Desafio5_Entrega dos colegas e escolha um deles.
• Justifique sua escolha.
• Analise os resultados coletados pelo professor e responda às questões disponíveis no arquivo Desafio6_Entrega.
Se julgar necessário obter do autor do desafio escolhido alguma informação para complementar sua tabela, utilize o Edmodo para que todos possam participar.
Tarefa: Até o dia 23/06 às 23:55h.
✓ Enviar pelo Edmodo o arquivo Desafio6_Entrega disponível no Folder.

3) Marcar o bate-papo com seu tutor!
Nesta semana, será discutido o desafio entregue na semana anterior e a análise dos dados coletados.
4) Discussões no fórum
A discussão no fórum estará relacionada com as dicas para o professor que tenham como foco a personalização.
✓ Poste alguma frase, de forma literal, dos vídeos de dicas que mais chamou sua atenção e justifique sua escolha. Antes de fazer sua postagem, verifique a postagem dos colegas para que não sejam abertas novas discussões sobre a mesma dica. Se a frase que escolheu for semelhante a de outro professor, participe das discussões que estiverem abertas. Sua participação é essencial!
Uma das frases que achei interessante logo no início do vídeo é a de Greg Klein “Algumas ferramentas e rotinas que uso no Ensino Híbrido e já vi funcionar em outras classes com certeza é que ainda precisamos de um sinal de atenção”.
E isso é realmente necessário visto que se a sala não estiver prestando atenção ao início da aula, ou se todos estiverem falando ou fazendo alguma coisa ao mesmo tempo, não será possível chegar a nenhum objetivo, então o primeiro passo é estabelecer esse sinal para conseguir a atenção.
Nas aulas de informática que realizamos na nossa escola e que eu sou a Instrutora, trabalhamos com softwares educativos, a plataforma Khan Academy para os alunos dos 3º aos 5º anos, ressaltando que as aulas acompanham o curriculum e planejamento do professor da sala, ou seja, trabalhamos em conjunto com os professores da Sala.
Algumas das ações que aprendemos ao longo dos vídeos a gente já aplica nas aulas, de forma tímida em algumas e outras estamos aprendendo e com toda certeza essa experimentação com Ensino Híbrido, tem nos feito professores melhores, mais atualizados e dinâmicos.
Os alunos veem para o Laboratório uma vez na semana acompanhados do professor da Sala então já temos um combinado com a disciplina. Ao chegarem cada aluno tem seu computador certo, nomeados e pelos quais são responsáveis.
No início do ano letivo cada aluno já tem determinado seu computador então os combinados já começam ali, eles são responsáveis por aquela máquina, se ao chegarem no laboratório notarem alguma coisa errada com aquela máquina, devem me comunicar, porque ai vamos conversar com o aluno que usou anteriormente, todos os alunos que usam aquela máquina tem seus nomes escritos sobre o computador.

Como conseguir a atenção, os alunos ao chegarem já se sentam conforme suas máquinas e aguardam pelas instruções, é bem tranquilo com os alunos dos 3º as 5º pois já conhecem o sistema de anos anteriores, os de 2º anos que estão chegando na escola agora, tem um pouco mais de dificuldade com o silencio e atenção mas ao longo das aulas conseguimos dominar isso também.

Os procedimentos de entrada e saída do Laboratório de Informática, como disse eles veem acompanhados pela professora da Sala, ela permanece no Laboratório durante toda a aula e no final de 55 minutos retornam juntos a Sala
A manutenção física do espaço então virou rotina, pois as aulas são seguidas e a sala deve estar em ordem para receber a próxima turma.
Com as aulas de ensino Híbrido que apliquei pude observar a questão das transições e os alunos ficaram bem tranquilo em todas as estações aguardando a rotação, os que terminavam primeiro, auxiliava o amigo que estava um pouco atrasado até o momento de rotacionar, mas como já mencionei o conteúdo aplicado no Laboratório de Informática acompanha o planejamento e o calendário do Professor, principalmente agora com os 3 aos 5 anos que utilizam a plataforma Khan Academy.

A ação Pedindo Ajuda, os alunos dos 2ºs anos que vão para o Laboratório de Informática tem mesmo esse típico Pingue-pongue na questão de pedir ajuda, já os outros anos conseguem se virar sozinhos pois vão para o laboratório para utilizar a Plataforma Khan. Quando percebemos dificuldade nos alunos, ou que eles já tentaram e não conseguiram solucionar, chamamos a professora da Sala que fará um acompanhamento individual daquele aluno, naquela dificuldade apontada.
Na semana anterior os professores das Salas que utilizam a Plataforma Khan Academy juntamente comigo nos horários de H.E (Hora de Estudo) analisamos os relatórios e recomendamos exercícios diferentes para os alunos daquela Sala, que farão, ou em casa, ou na próxima aula no Laboratório de Informática, e sempre de acordo com o calendário letivo do Professor.
Na ação colocar os sistemas funcionando, acredito que devagar chegamos lá, nas propostas que tenho realizado com meus alunos todos os sistemas funcionaram, é claro que foram propostas simples mas que geraram muito aprendizado e o que é importante com todos os objetivos alcançados, então verifico assim que os Sistemas aplicados funcionaram.

Na ação Avaliar o aprendizado dos alunos, também acredito que já faz parte das ações que já utilizo nas minhas aulas de Experimentação do Ensino Híbrido e também nas aulas utilizando Kham Academy, pois avaliamos através dos resultados obtidos pela própria plataforma ou ainda resultados medidos diante de produtos finais propostos ao longo das atividades.

O processo de avaliação sempre acontece de acordo com o conteúdo que estão estudando na Sala de Aula, pois é importante ter um bom desempenho no Laboratório de Informática e usar essa aprendizagem para resolver problemas encontrados nos outros dias nas aulas da Sala tradicional.
O professor da Sala acompanha do desempenho dos Alunos semanalmente e o incentivo é para que ao final do ano recebam uma premiação por isso, mas tudo acontece num conjunto entre o Laboratório de Informática e a Sala de Aula.

As ações de estabelecer expectativas é no dia a dia, os alunos tem que querer aprender todos os dias, independente do software ou plataforma ou qualquer modo que estejam construindo o conhecimento é necessário que eles tenham a expectativa do que vão “ganhar” com isso.
Expectativa de ter um trabalho publicado no Mural da Escola, expectativa em ser um destaque naquela aula, expectativa de ganhar um mérito por essas ações, u simplesmente expectativa por uma próxima aula.
Acredito também que com o Ensino Híbrido temos mais tempo para questionar os nossos alunos, eles ficam tão empolgados que ao fazermos uma pergunta sobre o assunto que eles com certeza estão dominando, eles pedem para que façamos mais e mais.
Com o questionamento até mesmo aqueles alunos mais calados e mais retraídos acabam por querer responder para mostrar que também aprenderam sobre o conteúdo e ai chegamos ao importantíssimo fato dos Relacionamentos entre os alunos e entre os alunos e o professor.










Resultado da Aula

         A aula foi bem interessante, legal e com a participação ativa dos alunos. Tivemos uma conversa inicial sobre cultura, sobre combinados, sobrequerer aprender, se dedicar aos estudos, pois é necessário que a criança queria aprender, dessa forma ele será responsável no momento em que estiver buscando os conhecimentos.

1.    O que funcionou?
Tudo funcionou bem, as crianças estavam ansiosas pela aula de Ensino Hibrido, achei que estavam mais a vontade com as mudanças de estações e estavam completamente dedicadas na busca pelo conhecimento.

2.    O que não funcionou?
Não tive nenhum problema tudo funcionou bem.

3.    Qual foi o maior desafio?
O maior desafio que venho sempre relatando é que as crianças tem pouca experiência em pesquisa na internet então elas ficam um pouco ansiosas e diria até mesmo perdidas diante de tantas possibilidades de busca, tantos sites e tantas informações. Mas continuei dando as minhas instruções, ajudando individualmente aqueles que mais precisavam.

4. Outros comentários

         Como deveríamos prestar mais atenção nas mudanças que já poderíamos observar na postura do professor, foi bastante rica a minha aula de hoje, pois me policiei bastante no fato de mudar de orador para facilitador, de observar também as habilidades e posturas dos alunos além do conteúdo das aulas e também de observar as formações dos grupos mais dinâmicos para assim todos os alunos se sentirem valorizados.


Como as 3 estações foram realizadas na mesma sala hoje, deferente das outras aulas, observamos maior comprometimento dos alunos também na questão de comportamento, sem querer ver o que o outro grupo estavam realizando no mesmo momento, se dedicando inteiramente ao próprio aprendizado.

Seguem as fotos do Ensino Hibrido de hoje:








































































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