Desafio 12 – Laboratório Rotacional (aplicação)
4ª semana (02/09/2014 a 08/09/2014)
O objetivo deste desafio é aplicar o plano de aula no modelo Laboratório Rotacional, em conjunto com outro professor de sua escola, e verificar as impressões do coordenador da escola sobre o modelo.
Segundo a proposta do Instituto Clayton Christensen, o envolvimento das equipes da escola é fundamental para a implantação de um modelo sustentado e, se julgarem conveniente e possível, um modelo disruptivo. Algumas ações estão nas mãos do professor, que inicia a mudança em sua sala de aula. Gradativamente, desperta o interesse de outros professores da escola, que podem se envolver com a proposta, como foi solicitado no desafio anterior. Porém, de acordo com pesquisas feitas pelo grupo, essas mudanças não impactam, necessariamente, em toda a escola. São mudanças individuais. Quando há necessidade de mudanças que envolvam a organização da escola, como no modelo de Laboratório Rotacional que sugere que os estudantes de uma mesma turma sejam distribuídos em espaços físicos diferentes ou, ainda, que duas turmas sejam mescladas e distribuídas em espaços diferentes, é fundamental o envolvimento da equipe de gestão da escola, aprovando essas modificações e avaliando o impacto dessas mudanças no ensino e na escola.
HORN, Michael B. Chapter 4. Organize to Innovate, 2014.
Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
Parte teórica:
Elabore um pequeno texto para explicar ao coordenador da escola o modelo Laboratório Rotacional. Se julgar necessário, releia o texto “Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva?” presente no Folder desse desafio ou assista ao vídeo sobre Laboratório Rotacional em https://pt.khanacademy.org/partner-content/ss... no curso sobre Ensino Híbrido, disponível na Plataforma da Khan Academy.
Se o coordenador de sua escola ainda não teve contato com a apresentação Pecha Kucha que você apresentou no Workshop, pode ser um bom momento para compartilhar com ele.
2) Parte prática:
● Filmar toda a aula.
● Compartilhar o arquivo da aula com seu tutor e com seu coordenador, caso ele não possa assisti-la.
● Transcrever os momentos de sua aula que você julgou mais significativos, indicando os tempos do vídeo em que os fatos acontecem.
● Solicitar que o coordenador apresente suas impressões sobre a aula. Se possível, filme esse depoimento e produza um vídeo de, no máximo, 2 minutos. Caso contrário apresente um registro escrito desse depoimento.
Tarefa: Até o dia 08/09 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, individualmente, o arquivo Desafio12_Entrega disponível no Folder.
3) Bate-papo com seu tutor!
O tutor fará observações sobre o vídeo de sua aula.
4) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será sobre o tema: o uso do Laboratório Rotacional e a personalização. A discussão será mediada por Glauco e Leandro e deverá acontecer no subgrupo do Desafio 12.
Organize-se!
Na próxima semana, não teremos o envio do Desafio. Aproveite esse prazo para organizar os vídeos do coordenador e o texto do Trabalho final (de acordo com as orientações enviadas pela Lilian). Em seguida, teremos os próximos desafios sobre o modelo de Rotação Individual. O planejamento dessa aula acontecerá no desafio 13 e a aplicação no desafio 14. Não se esqueça de reservar computadores/tablets para serem utilizados em sala de aula no Desafio 14. Se possível, escolha a turma com que pretende trabalhar e já faça as reservas necessárias para essa aula.
Ensino Híbrido
Aula aplicada pela professora de Informática Camila Carvalho em parceria com a Professora Anali Sanches e com a observação da Coordenadora Pedagógica Professora Nilcemara.
Ensino híbrido é uma combinação balanceada dos recursos on-line e tecnológicos, com as melhores práticas pedagógicas tradicionais.
Nesses modelos o professor não precisa mais ficar na frente da sala, dando uma aula única para a turma toda, sem considerar as variadas formas e ritmos de aprendizado de cada aluno. Com o ensino híbrido é possível personalizar para que os alunos aprendam no seu ritmo e de acordo com o que precisam.
O modelo que utilizamos para a aula com o 5 ano E é o modelo Laboratório Rotacional.
Neste modelo os alunos rodiziam em momentos específicos, seja num programa fixo ou sob decisões do professor, entre a sala de aula e um laboratório de informática, onde os alunos aprendem predominantemente online.
A sala de aula é reservada para outras atividades de aprendizado.
Na sala de aula eles ficam sentados de forma que recebem as instruções e explicações dos professores de forma tradicional, eles ficam de frente aos professores, ou seja, o professor na frente da sala explicando.
Então num momento específico eles recebem uma ordem e fazem o rodízio, nesse momento eles vão para o laboratório e sentam-se em computadores individualmente, onde trabalharão online.
Essa aula foi sobre Desmatamento...e foi um sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário