2ª semana (19/08/2014 a 25/08/2014)
Neste desafio, o objetivo é aplicar os instrumentos elaborados com a intenção de avaliar para personalizar.
Um conceito que pode servir como reflexão nesse processo é a relação entre a Zona de Desenvolvimento Próximo (ou Proximal), definida por Vigotski como a distância entre aquilo que o sujeito é capaz de fazer sozinho e aquilo que ele faz com ajuda e, em breve, será capaz de realizar autonomamente. Quando é feita referência às habilidades independentes do sujeito, estamos nos referindo ao nível de desenvolvimento real, de onde deve partir a ação educativa. A partir do momento que o educador identifica aquilo que o aluno é capaz de realizar sozinho, a ação educativa pode ter início, pois o ensino deve ser prospectivo, promovendo avanços e indo além daquilo que já está construído. Na interação com os adultos e pares mais experientes, o aluno é capaz de realizar, com ajuda, a partir de seu nível de desenvolvimento real, atividades que não realiza de forma autônoma; os adultos e os pares atuam, portanto, na zona de desenvolvimento próximo e favorecem o avanço aos níveis superiores de funcionamento psíquico. A aprendizagem pode, então, traduzir-se na criação de Zonas de Desenvolvimento Próximo (ZDP). Dessa forma, a aprendizagem favorece o desenvolvimento, ao interagir com o parceiro mais experiente, a criança tem a possibilidade de rever suas concepções e internalizar o que julgar mais adequado ou o que lhe fizer mais sentido.
Barone, L.; Castanho, Marisa I. S.& Martins, Lilian C Bacich. Psicopedagogia: teorias da aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
1) Parte teórica: Refletir sobre o recurso selecionado para avaliar com o objetivo de personalizar e responder:
a) O recurso que você selecionou foi útil na obtenção de informações sobre os estudantes?
b) Os dados obtidos são suficientes ou precisam ser complementados? Como?
c) Que momentos você identificou o processo de personalização do ensino? Por quê?
d) Você conseguiu avaliar dados subjetivos para personalizar? Como?
2) Parte prática: Aplicar a aula planejada.
● Filmar toda a aula.
● Compartilhar o arquivo da aula com seu tutor
● Transcrever os momentos de sua aula que você julgou mais significativos em relação à personalização, indicando os tempos do vídeo onde os fatos acontecem. Compartilhar com seu parceiro do desafio anterior e verificar quais as impressões dele.
Tarefa: Até o dia 25/08 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, individualmente, o arquivo Desafio10_Entrega disponível no Folder.
3) Bate-papo com seu tutor!
Nesta semana, não será feito o bate-papo com o tutor. Serão feitos comentários de seu vídeo pelo tutor.
4) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será sobre o tema: avaliar para personalizar. A discussão será mediada por Verônica e Rodrigo e deverá acontecer no subgrupo do Desafio 10.
Organize-se!
Na próxima semana, a proposta será a construção de um plano de aula com o professor do laboratório de informática ou, se a escola não tiver esse profissional ou se você for esse profissional, elabore em parceria com um professor da escola. A proposta envolverá uma aula a ser desenvolvida no modelo Laboratório Rotacional. Não se esqueça de reservar o Laboratório de Informática para o desafio 12 e/ou o uso de computadores/tablets para essas datas! Como iniciaremos o envolvimento da equipe de gestão da escola, a aplicação do desafio 12 precisará ser apresentado ao coordenador, por meio de filmagem, ou contar com a presença dele, assistindo a sua aula. A Fundação Lemann e o Instituto Península enviarão um email à coordenação da escola solicitando essa participação. Bom trabalho!
Fracasso Escolar
Acredito que a questão do fracasso escolar, vem também da falta de “educação” e limite que os alunos não aprendem em casa.
Antigamente o modelo era tradicional, enfileirados, sem autonomia, mas em questão de educação e disciplina não podemos comparar, pois os alunos mesmo que de uma maneira imposta, queriam aprender e aprendiam de fato com o pouco que lhes eram proposto.
Hoje nós temos inúmeras formas de aprender, professores muito melhor qualificados e preparados, a tecnologia veio para acrescentar e abrir milhares de caminhos para a busca pela aprendizagem, mas a falta de limite, faz com que o aluno perca o foco, ele vem somente para brincar, visto que a avaliação e o sistema é falho e que com as aprovações automáticas eles não precisam estudar, pois é certo de que avançarão o ano.
Os alunos precisam vir com uma ideia diferenciada para a escola, eles tem que vir com a ideia de que querem aprender para serem pessoas melhores e bem sucedidas, não tem que vir na escola somente porque os pais obrigam, ou necessitam de certificados e diplomas, ou até mesmo para a classe mais desfavorecida, para manter a frequência e assim garantir os benefícios que o governo libera às famílias que tem filhos na escola.
Com as modificações nas formas de educação que vemos percebendo ao longo dos anos é necessário garantir que o aluno aprenda, mas, mais que isso é necessário garantir um ambiente ou uma forma de aprender que o aluno sinta prazer em estudar.
É fato que concordo que o fracasso escolar não está somente nas mãos do aluno e tão pouco do professor. O fracasso escolar é tido da junção de todas as partes de uma educação ultrapassada, de um modelo frio de relacionamento e colaboração.
O sistema está defasado, os professores estão esgotados com o modelo tradicional de educação, os alunos não se dedicam mais, pois não enxergam naquilo que é proposto algo que poderá ajudar na sua vida futura.
É importante que tudo se modifique visando a junção das forças. É preciso que o aluno venha para a escola autônomo e maduro, ou seja, com o anseio de aprender, de conquistar, conhecer novas coisas e ser uma pessoa incluída e bem sucedida.
O professor precisa do apoio do sistema, precisa ser melhor qualificado e pra isso ser mais valorizado com salários e condições melhores de trabalho, para assim se dedicar completamente aos alunos e se preocupar com o resultado dessa educação pautada em colaboração e interação entre os pares.
Então a pergunta:
O que é necessário fazer para garantir uma melhora no índice do fracasso escolar?
De quem é a culpa?
Os novos modelos de educação, sobretudo o ensino híbrido pode garantir uma melhora no fracasso escolar?
O que os professores precisam para ajudar a transformar o fracasso escolar em sucesso?
Função da avaliação segundo Cipriano Luckesi:
“Garantir o sucesso, ela é parceira do sucesso, quem vai bem é bem sucedido”.
Ou sinaliza, por exemplo:
“os resultados que você obteve ainda não são satisfatório”.
É claro que a avaliação permite ao professor acompanhar a evolução do aluno e também sinalizar a defasagem de outrem. É um importante instrumento para garantir a eficácia da aprendizagem. Mas nos novos tempos, em que buscamos uma educação mais colaborativa, com relacionamento abertos entre alunos e alunos e professores, é necessário que essa avaliação não seja remetida àquele molde de avaliação no papel, no final de um determinado assunto ou período, e sim que ela seja feita, no dia a dia, na construção do conhecimento, em meio a erros e acertos, na observação diária da evolução do aluno e no como ele se comporta diante de um grupo de alunos, buscando o mesmo objetivo, que é aprender mais para ser uma pessoa bem sucedida no futuro.
Outra frase importante:
“Ato de avaliar, é um ato de investigar, um ato de produzir conhecimento”.
É necessário estar atento se o aluno aprendeu, mas também é necessário estar atento se o que estamos ensinando ou como estamos ensinando, faz com que os nossos alunos aprendam alguma coisa ou algo.
Para uma avaliação bem sucedida é necessário que quem esteja avaliando tenha em mente o que quer realmente apontar. Qual é o objetivo que eu, enquanto professor quero que o aluno saiba. O que vou cobrar? O que vou cobrar eu ensinei? Então é necessário que o professor conheça o aluno, faça um planejamento em cima de cada aluno individualmente, para saber quais são as coisas que ele já sabe e o que eu desejo ensinar, para só assim cobrar o resultado.
Acredito que para na nossa realidade é necessário que o aluno aprenda à partir de coisas que façam parte da sua realidade, pois somente assim ele ao se familiarizar com aquelas coisas é que vai se interessar pelos conteúdos e finalmente aprender.
As questões:
O professor se auto avalia?
O professor faz a parte dele, numa busca para melhorar a educação?
Se a maioria dos alunos vão mal, o professor faz uma auto avaliação e assim retoma as questões assumindo que o erro é dele?
Através da avaliação, os professores de hoje conseguem analisar e perceber que o erro pode ser dele?
Avaliar para personalizar - aplicação
Proposta:
Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
1) Parte teórica: Refletir sobre o recurso selecionado para avaliar com o objetivo de personalizar e responder:
a) O recurso que você selecionou foi útil na obtenção de informações sobre os estudantes?
1) Parte teórica: Refletir sobre o recurso selecionado para avaliar com o objetivo de personalizar e responder:
a) O recurso que você selecionou foi útil na obtenção de informações sobre os estudantes?
Sim o recurso escolhido para avaliar os alunos à partir da
aplicação da aula que eu planejei, foi super útil na obtenção de informações
sobre os meus estudantes e também em como se saíram em relação ao plano aplicado.
Eu ao longo da aula, passei a observar os alunos e fazer
marcações em minha planilha criada antes do plano, depois fiz uma junção nas
informações, entre a planilha que eu elaborei, os testes que eles teriam que
entregar no final da Estação 3 e os relatório emitidos pela Plataforma Khan
Academy, desse modo pude relatar quais eram os alunos que estavam aprendendo,
avançando e que se sobressaíram em algumas das estações.
b) Os dados obtidos
são suficientes ou precisam ser complementados? Como?
Os dados obtidos nessas planilhas e relatórios são
suficientes para apontar os alunos que foram bem sucedidos nas estações, onde
se destacaram e onde precisam de uma ajuda especial.
c) Que momentos você identificou o processo de personalização do ensino? Por quê?
Nas estações 2 e 3, identifiquei
o processo, tanto na plataforma como na mesa de desafio que faziam parte das
estações acima citadas, os alunos ficavam livres para buscar formas de
desenvolver os exercícios propostos, e iam avançando conforme fossem atigindo
os objetivos.
Ficou Claro na Estação 3 que o
aluno que realmente dominou o assunto tem o prazer e a facilidade de ensinar o
colega utilizando o método que aprendeu, ou seja, o aluno destaque ensina com
uma linguagem mais próxima do amigo conseguindo assim ensinar e reaprender ao
mesmo tempo.
A personalização se deu cada vez
que o aluno buscava aprender mais e mais e de formas diferentes. Pois também
estavam sendo avaliadas as formas como chegavam à resposta final.
Na estação 2 que eram as
plataformas Adaptativas Khan Academy, o aluno além do aprendizado de
matemática, buscava através dos sites de busca, ferramentas de tradutor para
auxiliar nos exercícios ou outras ferramentas que pudessem colaborar ou ajudar
no processo de aprendizagem, quer sejam vídeos ou outras informações.
d) Você conseguiu avaliar dados subjetivos para personalizar? Como?
Sim através dos relatórios e
planilhas ou até mesmos dos testes, fiz um mapeamento de aprendizagem daquele
aluno, sobre aquele assunto naquele momento e assim posso ao dar o feedback aos
meus alunos voltar e ensinar o que eles realmente tiveram dificuldades e que
foram apontados através dos instrumentos que acabei de citar.
TABELA DE AVALIAÇÃO PARA PERSONALIZAR
Avaliação
de 0 à 10
Aluno: ________________________________
Atividade
do aluno
(EM
GRUPO)
|
SIM
|
NÃO
|
EM
PARTE
|
PONTUAÇÃO
0
À 10
|
OBSERVAÇÕES
|
Teve atuação no grupo?
|
|||||
Trabalhou em pares?
|
|||||
Apresentou soluções ao amigo?
|
|||||
Pediu ajuda ao amigo?
|
|||||
Relacionamento
com o grupo?
|
|||||
Atividade
do aluno
(Individual)
|
SIM
|
NÃO
|
EM
PARTE
|
PONTUAÇÃO
0
À 10
|
OBSERVAÇÕES
|
Como foi a atuação do aluno? Obteve Domínio do
Conteúdo?
|
|||||
Teve autonomia?
|
|||||
Buscou ajuda
Professor?
|
|||||
Buscou ajuda
outro aluno?
|
|||||
Buscou outras
formas para tentar resolver as questões?
|
|||||
Resolveu todas
as questões propostas?
|
|||||
Atingiu o
objetivo proposto?
|
|||||
Atividade
do aluno
(PERSONALIZAÇÃO)
|
SIM
|
NÃO
|
EM
PARTE
|
PONTUAÇÃO
0
À 10
|
OBSERVAÇÕES
|
Teve outras
ideias à partir do conteúdo proposto?
|
|||||
Explorou além
dos conteúdos?
|
|||||
Consegue
explicar a solução das questões?
|
Relatório
Obtidos através da tabela, observando o desempenho do aluno em grupo,
individual e se personalizou.
DESAFIOS EM DUPLAS – ESTAÇÃO
3
Duplas de acordo com as cores.
NOME
|
PONTOS 0
À 6
|
RESOLVEU
|
PERSONALIZOU
|
Luiz Felipe
|
4
|
Em parte
|
Não
|
Vitor Emanoel
|
4
|
Sim
|
Sim
|
Washingtom
|
3
|
Em parte
|
Em parte
|
Thiago
|
3
|
Não
|
Não
|
Vinicius
|
3
|
Sim
|
Sim
|
Eliedson
|
0
|
Em parte
|
Em parte
|
Beatriz
|
0
|
Não
|
Não
|
Iago
|
4
|
SIM
|
Não
|
Amanda
|
4
|
Não
|
Não
|
Carlos
|
4
|
Não
|
Não
|
Maria Eduarda
|
4
|
Não
|
Não
|
Kaio
|
4
|
Sim
|
Sim
|
Lorena
|
5
|
Sim
|
Sim
|
Ana Luiza
|
5
|
Sim
|
Sim
|
Luana
|
6
|
Sim
|
Sim
|
Giovanni
|
6
|
Sim
|
Sim
|
Transcrição dos
momentos de sua aula que você julgou mais significativos em relação à
personalização.
Acredito que a
personalização se deu nas estações 2 e 3, onde com os conhecimentos prévios
obtidos através da pesquisa feita em casa eles puderam realizar os desafios
tanto na plataforma como na mesa de desafios, utilizando de meios diferentes,
abrindo sites tradutores ou livros. A personalização pode ser notada também na
estação 2 quando o aluno avança para outros exercícios pois já conseguiu realizar
os propostos para aquela atividade, mas ai ele avança, ou tenta se sair ainda
melhor na próxima tentativa, buscando sempre dominar a habilidade, sem nenhum
erro.
E na estação 3
a personalização se dá a medida que o aluno sai do seu papel de aprendiz e começa
a ensinar o outro amigo, no desafio de duplas, o aluno explicava para o colega
como chegou naquela solução do exercício, que metodologia usou, fazendo com que
o colega entenda como fez os exercícios e o amigo por sua vez pode dar outra
solução aumentando assim as formas de se resolver cada exercício.
Nos links a seguir estão as fotos e o vídeo sobre a aula:
Comentários do professor
parceiro:
O desenvolvimento da aula planejada
pela professora Camila foi bastante eficiente no sentido de buscar avaliar para
personalizar. É interessante notar como
a combinação entre as planilhas de avaliação e a plataforma Khan permitiu que
ela obtivesse uma análise de amplo espectro (subjetivo e objetivo,
respectivamente) de cada aluno. Uma vez mesclados, esses resultados certamente
possibilitaram ter um panorama geral do desenvolvimento da turma.
Ainda no tocante à avaliacao, minha
atenção se voltou a duas características importantes dos resultados obtidos:
não há pontuação inferior a 5 nas planilhas e o Desafio em Duplas da estação 03
rendeu notas superiores a 50% à maioria dos alunos. Ambos são indicativos de
alto desempenho que aliado aos resultados da plataforma Khan verificam um bom
aproveitamento global da turma no tema proposto (me eximi aqui de analisar os
dados individuais da plataforma Khan uma vez que eles estão registrados por
login e, possivelmente, envolvem um trabalho a longo prazo desenvovlido com
lógicas próprias de performance dentro da plataforma, como a evolução pelos
temas e medalhas obtidas).
De modo geral, os comentários sobre o
trabalho desenvolvido em sala aqui exposto são bastante positivos: atingiram
importante personalização e análise detalhada de habilidades e desempenho dos
alunos. Talvez esse seja o único ponto em suspenso que eu precise marcar: o
levantamento de tais dados demandará da professora o estabelecimento de tarefas
que respondam aos avanços e desafios individuais dentro da turma em encontros
futuros.
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