Ensino Híbrido Desafio 13

Desafio 13 – Rotação individual (planejamento)
5ª semana (16/09/2014 a 22/09/2014)

Este desafio tem como principal objetivo a reflexão sobre a organização de um roteiro de aprendizagem para o modelo de Rotação Individual. Aspectos como avaliar para personalizar devem estar muito presentes nessa proposta, uma vez que a elaboração de um plano de rotação individual só faz sentido se tiver como foco o caminho a ser percorrido pelo estudante de acordo com suas dificuldades ou facilidades. Como já discutimos, a principal diferença entre personalização, diferenciação e individualização é que a personalização é centrada no aprendiz, enquanto as outras são centradas no professor. Uma das experiências relatada nas pesquisas do Instituto Clayton Christensen se refere à “School of One”, curso de verão para o ensino de matemática. Nessa proposta, ao final do dia, os alunos realizavam atividades para verificar o que tinham aprendido. Com essas informações em mãos, era criada uma “Playlist” de aprendizagem para o dia seguinte, com um grupo de atividades ou conceitos nos quais cada estudante deveria trabalhar de acordo com suas necessidades. Observou-se que, ao final do período de atividades de verão, os estudantes que faziam parte desse grupo piloto desenvolveram competências e habilidades matemáticas sete vezes mais rápido que outros grupos. Essa proposta se aproxima de um dos modelos de Rotação, a Rotação Individual. Nele, os estudantes rotacionam, de acordo com uma agenda personalizada, por modalidades de aprendizagem. A diferença deste modelo para outros modelos de rotação é que os estudantes não rotacionam, necessariamente, por todas as modalidades ou estações propostas. Sua agenda diária é individual, customizada de acordo com suas necessidades. O tempo de rotação, em alguns exemplos relatados, é livre, variando de acordo com as necessidades dos estudantes. Em outros exemplos, pode não ocorrer rotação e, ainda, pode ser necessário a determinação de um tempo para o uso dos computadores disponíveis e o tempo de utilização dos computadores deve ser definido.
“Personalização vs. Diferenciação vs. Individualização”, de Barbara Bray e Kathleen McClaskey.
HORN, Michael B. Chapter 4. Organize to Innovate, 2014.


Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
1) Parte teórica:
Retome as reflexões sobre Avaliar para Personalizar, tema dos desafios 9 e 10, e escolha uma das formas de avaliar os estudantes proposta pelas duplas de trabalho nesses desafios.
No grupo do Edmodo para discussão em dupla, retome sua parceria para refletir sobre como elaborar um plano de rotação individualizado para o tempo de aula uma ou duas aulas em uma disciplina, utilizando alguma das propostas de avaliação.
Que recurso online poderia ser utilizado nesta proposta? Verifique uma das propostas de recursos tecnológicos do bloco 1.

2) Parte prática:
● Fazer um planejamento de aula no modelo de Rotação Individual.
● Utilizar a planilha que mais atende às suas necessidades.
Tarefa: Até o dia 22/09 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, individualmente, a planilha escolhida com seu plano de aula.

3) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será sobre o tema: Rotação individual e a personalização.
Atenção! O prazo para o término do trabalho final é quarta-feira, 17/9.
Organize-se!
Na próxima semana, o Desafio será aplicar a proposta no modelo de Rotação Individual. Não se esqueça de reservar computadores/tablets para serem utilizados em sala de aula no Desafio 14. O desafio 15 envolverá a apresentação dos resultados de seu trabalho para a direção da escola. Bom trabalho!


Rotação Individual







Nenhum comentário:

Postar um comentário