Desafio 13 – Rotação individual (planejamento)
5ª semana (16/09/2014 a 22/09/2014)
Este
desafio tem como principal objetivo a reflexão sobre a organização de
um roteiro de aprendizagem para o modelo de Rotação Individual. Aspectos
como avaliar para personalizar devem estar muito presentes nessa
proposta, uma vez que a elaboração de um plano de rotação individual só
faz sentido se tiver como foco o caminho a ser percorrido pelo estudante
de acordo com suas dificuldades ou facilidades. Como já discutimos, a
principal diferença entre personalização, diferenciação e
individualização é que a personalização é centrada no aprendiz, enquanto
as outras são centradas no professor. Uma das experiências relatada nas
pesquisas do Instituto Clayton Christensen se refere à “School of One”,
curso de verão para o ensino de matemática. Nessa proposta, ao final do
dia, os alunos realizavam atividades para verificar o que tinham
aprendido. Com essas informações em mãos, era criada uma “Playlist” de
aprendizagem para o dia seguinte, com um grupo de atividades ou
conceitos nos quais cada estudante deveria trabalhar de acordo com suas
necessidades. Observou-se que, ao final do período de atividades de
verão, os estudantes que faziam parte desse grupo piloto desenvolveram
competências e habilidades matemáticas sete vezes mais rápido que outros
grupos. Essa proposta se aproxima de um dos modelos de Rotação, a
Rotação Individual. Nele, os estudantes rotacionam, de acordo com uma
agenda personalizada, por modalidades de aprendizagem. A diferença deste
modelo para outros modelos de rotação é que os estudantes não
rotacionam, necessariamente, por todas as modalidades ou estações
propostas. Sua agenda diária é individual, customizada de acordo com
suas necessidades. O tempo de rotação, em alguns exemplos relatados, é
livre, variando de acordo com as necessidades dos estudantes. Em outros
exemplos, pode não ocorrer rotação e, ainda, pode ser necessário a
determinação de um tempo para o uso dos computadores disponíveis e o
tempo de utilização dos computadores deve ser definido.
“Personalização vs. Diferenciação vs. Individualização”, de Barbara Bray e Kathleen McClaskey.
HORN, Michael B. Chapter 4. Organize to Innovate, 2014.
Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
1) Parte teórica:
Retome
as reflexões sobre Avaliar para Personalizar, tema dos desafios 9 e 10,
e escolha uma das formas de avaliar os estudantes proposta pelas duplas
de trabalho nesses desafios.
No grupo do Edmodo para discussão em
dupla, retome sua parceria para refletir sobre como elaborar um plano de
rotação individualizado para o tempo de aula uma ou duas aulas em uma
disciplina, utilizando alguma das propostas de avaliação.
Que recurso online poderia ser utilizado nesta proposta? Verifique uma das propostas de recursos tecnológicos do bloco 1.
2) Parte prática:
● Fazer um planejamento de aula no modelo de Rotação Individual.
● Utilizar a planilha que mais atende às suas necessidades.
Tarefa: Até o dia 22/09 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, individualmente, a planilha escolhida com seu plano de aula.
3) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será sobre o tema: Rotação individual e a personalização.
Atenção! O prazo para o término do trabalho final é quarta-feira, 17/9.
Organize-se!
Na
próxima semana, o Desafio será aplicar a proposta no modelo de Rotação
Individual. Não se esqueça de reservar computadores/tablets para serem
utilizados em sala de aula no Desafio 14. O desafio 15 envolverá a
apresentação dos resultados de seu trabalho para a direção da escola.
Bom trabalho!
Rotação Individual
Páginas
- Início
- Ensino Híbrido
- Ensino Híbrido - Desafio 2
- Lista de Tecnologias
- Ensino Híbrido - Desafio 3
- Ensino Híbrido - Desafio 4
- Ensino Hibrido - Desafio 5
- Ensino Híbrido - Desafio 6
- Ensino Híbrido Desafio 7
- Ensino Híbrido Desafio 8
- Ensino Híbrido - Desafio 9
- Ensino Híbrido Desafio 10
- Ensino Híbrido - Desafio 11
- Laboratorio Rotacional
- Ensino Híbrido Desafio 12
- Ensino Híbrido Desafio 13
- Ensino Híbrido - Desafio 14
- Ensino Híbrido Desafio 15
- Ensino Híbrido - Desafio 16
- Jornada de Matemática
- Rhaiana e Kaio
- Washington e Thiago
- Amanda e Giovane
- Ana Luiza e Luana
- Iago e Carlos Daniel
- Lorena e Beatriz
- Luis Felipe e vinicius
- Eliedson e Vitor
- Maria Eduarda e Renan
Nenhum comentário:
Postar um comentário