Ensino Híbrido - Desafio 3

Desafio 3
3ª semana (27/05/2014 a 02/06/2014)

Prezados professores,
Decorridas duas semanas de curso, vamos pensar em mais alguns aspectos que fazem parte da implementação de uma proposta de ensino híbrido. O objetivo desta semana é verificar alguns recursos digitais que podem ser usados em aulas híbridas.
De acordo com o curso de Ensino Híbrido da Silicon Schools Fund e Instituto Clayton Christensen, podemos classificar esses recursos em:
• Softwares ou plataformas onde é possível encontrar conteúdos de diferentes disciplinas. Nesse caso, não há personalização.
• Softwares suplementares, que podem ser utilizados para aprofundar, treinar ou introduzir conceitos durante uma proposta de Ensino Híbrido, garantindo algum nível de personalização.
• Ferramentas para facilitar o trabalho dos professores com a turma
• Ferramentas para os alunos aprenderem itens específicos de um planejamento.
Para o desafio desta semana, seguem as atividades:
1) Pesquisa e seleção de ferramentas tecnológicas (plataformas, softwares, aplicativos, etc) que podem ser utilizadas em uma proposta de ensino híbrido que deve ser entregue no documento Desafio3_entrega
Para ajudar na tarefa, leia o texto na biblioteca do Edmodo: O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula de Marc Prensky,2010
Atenção! É importante que os recursos selecionados estejam em Português ou sejam de uso intuitivo. Recursos em Inglês podem ser selecionados, desde que seu uso seja intuitivo e/ou sejam eficientes para o ensino desta disciplina. Os recursos selecionados devem ser de uso gratuito (ou apresentar versões gratuitas que sejam eficientes).

2) Escolher um dos recursos pesquisados e aplicá-lo em uma aula.
• Selecionar uma aula de 45 a 90 minutos, dependendo do tempo regular de aulas em sua escola.
● Fazer um planejamento dessa aula pensando que sua turma deverá utilizar o recurso que você selecionou.
● Criar uma planilha para o planejamento e entrega da atividade.
● Aplicar a aula com seus alunos.
● Registrar os resultados dessa aula por meio de um relatório e de fotos (ou filmagem) que mostrem momentos significativos da atividade no arquivo Desafio3_entrega
● Inclua uma avaliação dessa aula: O que funcionou? O que não funcionou? Qual foi o maior desafio? Outros comentários no arquivo Desafio3_entrega
Tarefa: Até o dia 02/06 às 23:55h, enviar pelo Edmodo o arquivo Desafio3_Entrega disponível no Folder. Verifique que foi criado um subgrupo para a postagem dos registros de aula. A página principal fica reservada para a troca de ideias antes do envio da tarefa final.

3) Marcar o bate-papo com seu tutor!
Nesta semana, será discutido o desafio entregue na semana anterior. Se possível, tente marcar a conversa antes de realizar sua aula com o uso de recursos e deixe seu plano pronto para discussão. Assim, vocês também poderão discutir um pouco sobre o desafio desta semana antes de colocá-lo em prática.

4) Discussões no fórum
Poste a tabela de recursos (item 2) e o plano de aula (item 3) no subgrupo Desafio 3 e troque experiências com os demais professores do grupo. A construção desse projeto é coletiva. A interação no fórum é um dos elementos observados para a seleção para o próximo bloco. Sua participação, interagindo com os colegas no fórum e trocando experiências, é muito importante!
Bom trabalho!
  


Resultado do Aula:

Ensino Híbrido implementado pela Professora de Informática Camila Carvalho na Escola Municipal Professora Thereza Favali Pocay.

Mais uma experiência com Ensino Híbrido hoje. Os alunos do 4 Ano A, juntamente com a Professora de Informática Camila Carvalho, com a Professora Carla Bargeri e a Professora de Artes Noele Sousa, realizaram um aula diferente utilizando o que chamamos de Ensino Híbrido.

Ensino Híbrido é a mescla do ensino tradicional com o ensino on-line.

No primeiro momento da Aula, tivemos uma roda de conversa sobre o Tema "Aprendendo as horas", com debate entre o professor da Sala e os Alunos de acordo com a pesquisa que os alunos realizaram à distancia, em casa, nos livros, juntos aos pais e internet.

Na sequencia os alunos foram divididos em grupos e o ensino aconteceu em 03 Estações diferentes de Aprendizagem, mas ao mesmo tempo. Onde uma dessas estações era predominantemente online.

Na primeira estação - um grupo de alunos assistiram a vídeos e realizaram um teste sobre o tema.

Na segunda estação - outro grupo de alunos trabalharam com software educativos com diversos exercícios sobre as horas e em seguida um desafio entre os alunos num relógio analógico.

Na terceira estação - um outro grupo produziam o produto final que eram relógios analógicos com seus devidos ponteiros e minutos que os alunos levariam pra casa com a tarefa de ensinar uma outra pessoa a aprender as horas.

A cada semana a experiência com o Ensino Híbrido tem sido muito legal e de certa forma prende a atenção dos alunos, de modo que ninguém se disperse ou fuja do tema proposto. Todos trabalharam em busca do conhecimento personalizado e claro em alguns momentos de modo colaborativo.

Essa aula faz parte das atividades propostas pelo Grupo de Experimentação em Ensino Híbrido que a Professora Camila Carvalho participa em São Paulo em parceria com a Equipe Fundação Lemann e Instituto Península.





































































































 

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