Desafio 7
7ª semana (24/06/2014 a 30/06/2014)
Caros professores,
O modelo de Ensino Híbrido que estamos utilizando como base em nosso grupo de experimentações foi pensado e desenvolvido para uma determinada cultura. Sabemos o quanto a nossa cultura escolar está impregnada na maneira com que professores, alunos e familiares pensam a escola e o quanto o modelo “tradicional” de ensino foi considerado, durante muito tempo, como a única forma de possibilitar a aprendizagem de conceitos. Para que possamos refletir sobre o modelo de Ensino Híbrido que mais se adapta à nossa realidade, é importante compreendermos como está configurada a cultura escolar na sua escola. Essa é a nossa proposta neste desafio.
Para o desafio desta semana, seguem as atividades:
1) Na parte teórica, teremos que:
Ler o texto: “Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? :Uma introdução à teoria dos híbridos”, disponível no Folder do Desafio 7.
Disserte sobre o ponto que mais lhe chamou atenção.
2) A parte prática envolverá a coleta de informações sobre a cultura da escola em que você leciona. Para isso, sugerimos: Converse com cinco professores sobre a proposta de Ensino Híbrido que está embasando o nosso grupo de experimentações. Divida suas impressões sobre o que realizou até o momento.
• Levante, com esse grupo de professores, as dúvidas deles sobre o modelo.
• Anote as dúvidas e/ou questionamentos que, em sua opinião, são mais representativos. Ou seja, quais foram os aspectos que mais inquietaram os professores?
• Elabore critérios para classificar essas dúvidas e/ou questionamentos.
• Para finalizar a parte prática, sugerimos que você reflita sobre o que foi estudado e aplicado até o momento e anote as suas dúvidas e/ou questionamentos sobre o modelo de Ensino Híbrido: O que você perguntaria para um professor que já utiliza essas propostas há mais tempo do que você?
Tarefa: Até o dia 30/06 às 23:55h.
✓ Enviar pelo Edmodo o arquivo Desafio7_Entrega disponível no Folder.
3) Marcar o bate-papo com seu tutor!
Nesta semana, será discutido o desafio entregue na semana anterior.
4) Discussões no fórum
A discussão no fórum estará relacionada com os critérios que elaborou para classificar as dúvidas dos professores com que conversou.
Sua participação é essencial! Bom trabalho!
Pessoal para obter a pesquisa com os professores, nós marcamos um "café da tarde" na casa de uma amiga e lá dei uma explicação sobre Ensino Híbrido com base no site do Porvir - http://porvir.org/porpensar/ensino-hibrido-mescla-ensino-tradicional-on-line/20121026, em seguida fiz uma apresentação sobre as aulas experimentais que apliquei de Ensino Híbrido na minha escola e por fim começamos um bate papo bastante polêmico e animado a respeito de Ensino Híbrido e novas propostas para a Educação.
Como relatei para o meu tutor, aprendi muito com elas, pois como sou professor de informática, pedagogicamente sou falha no que diz respeito a sala de aula, então em relação a educação, as mudanças, a escola "sem paredes" que foi o termo que elas usaram bastante, elas me deram uma aula.
Para elaborar a tabela e classificar as dúvidas dos professores, os questionamento que eram unânimes e que mais polêmica causava entre todas as envolvidas tomou proporção de nota 10 com a classificação de "altamente relevante e preocupante", os que eram "bastante relevante" mais que eram mas que conseguimos debater sobre soluções obtiveram uma proporção de nota 5 e por fim os que eram "relevantes" mas que com o dia a dia seriam solucionados com mais facilidade receberam a nota 1.
Resultado
A cultura escolar
Proposta
teórica:
Ler o texto: “Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? :Uma introdução
à teoria dos híbridos”.
Disserte sobre o ponto que mais lhe chamou atenção.
O texto em seu total é muito interessante
e me sanou muitas dúvidas a respeito das classificações dos modelos de ensino
Hibrido. Saber a diferenciação sobre inovações sustentadas e inovação
disruptiva foi extremamente importante para formar o meu aprendizado sobre o
Ensino Hibrido.
Como
nós já estamos trabalhando a alguns meses com essa experimentação de
Ensino Hibrido e já estamos lendo sobre esse método percebi que o texto de uma
forma simples veio somente para desmistificar alguns pontos e nos deixar mais
preparados para dissertarmos sobre o Ensino Hibrido e seus modelos de
aplicação.
O ensino Híbrido que estamos aplicando de
acordo com o que pude observar e aprender com o texto, em alguns modelos, são
inovações sustentáveis até o momento, mas que ao longo prazo pode e quer se
tornar uma inovação disruptiva na educação, à partir de outros modelos
apresentados.
Pois para tanto a Inovação Disruptiva
segundo o texto é empregar o ensino online em novos modelos que se afastem da
sala de aula tradicional, o que no momento, ainda não faz parte da nossa
realidade, portanto o ensino híbrido é uma Inovação Sustentada que nos remete à
no futuro uma Inovação Disruptiva.
A parte que mais me chamou a atenção e
que eu gostaria de dissertar sobre ela é O
Futuro do Ensino Híbrido, pois falou bastante sobre a diferença das inovações
dentro das fases do ensino fundamental e médio, deixando bem claro, que a
primeira fase do ensino fundamental esta ainda mais longe de se implementar uma
inovação disruptiva, o que pode acontecer com mais facilidade na segunda fase
do ensino fundamental e principalmente no ensino médio.
...”A história da
inovação disruptiva, no entanto, mostra que os modelos disruptivos do ensino
estão em uma trajetória diferente daqueles que caem dentro da zona híbrida.
Eles vieram para substituir o modelo de sala de aula e tornarem‐se os motores
da mudança no longo prazo. Há algumas ressalvas a esta previsão. A primeira é
que ela se aplica ao Ensino Médio e, até certo ponto, às turmas da Educação
Secundária logo abaixo dele, mas não necessariamente ao nível do ensino
primário...” “...Por outro lado, o
futuro das escolas primárias será, provavelmente em grande parte, mas não
exclusivamente, uma história de inovação sustentada para a sala de aula...”
Foi interessante pois
para nós que trabalhamos na primeira etapa ensino fundamental é possível prever
essas inovações sustentáveis e a aplicação do Ensino Hibrido nos modelos de
inovações sustentáveis, mas ainda fica obscuro pensarmos numa inovação
disruptiva nessas séries, pois os alunos chegam para nós muitos despreparados,
sem autonomia que poderia e deveria ser adquirida em casa.
Não
necessariamente é a frase que
nos deixa mais seguro sobre a educação básica efetiva acalmando a nossa
preocupação de como seria a aprendizagem do aluno se ele mesmo controlasse a
construção do seu conhecimento. Seria efetiva????
Parte
prática:
ü Anote as dúvidas que, em
sua opinião, são mais representativas. Ou seja, quais foram os aspectos que
mais inquietaram os professores?
ü Elabore critérios para
classificar essas dúvidas e/ou questionamentos:
10 – Altamente relevante e preocupante
5 – Bastante relevante
1 -
relevante
Professores (inserir iniciais ou apenas o 1º nome)
|
Dúvidas e questionamento(s) do professor
|
Classificação
|
Sabrina
|
Inclusão – Alunos de inclusão acompanhariam o processo de
ensino Híbrido
|
5
|
Noele
|
Autonomia – O aluno tem autonomia suficiente para trabalhar
“sozinho” na construção do conhecimento? Fazendo pesquisas e etc?
|
10
|
Elza
|
Auxilio - Teremos professores assistentes para uma sala com
30 alunos?
|
5
|
Carla
|
Interação – Os alunos se comprometem mais? Ou ficam
ansiosos com tempos e em terminar tarefas rapidamente?
|
10
|
Andreia
|
Disciplina – Os alunos teriam mais disciplina? Como
faríamos para que o aluno não fuja do foco??
|
10
|
Carla
|
Recursos Tecnológicos - A tecnologia que temos disponível
na escola é suficiente para atender as necessidades de um ensino híbrido?
|
1
|
Elza
|
Interesse – Quando esse método deixar de ser novidade e
passar a ser rotina, os alunos vão ter o mesmo interesse?
|
5
|
Andreia
|
Melhora na Educação – Será possível observar uma melhora na
educação, uma potencialização na educação de um modo geral? Na escola ou no
dia a dia do aluno?
|
10
|
Noele
|
Disponibilidade do professor – O professor terá mais tempo e
disponibilidade ou terá que se envolver muito mais e aplicar muito mais tempo
para a preparação das aulas?
|
10
|
Sabrina
|
Cultura – Será que o aluno tem cultura para fazer desse
processo um sucesso? Será que ele é capaz de seguir regras?
|
1
|
Reflita sobre o que foi estudado e aplicado até
o momento e anote as suas dúvidas e/ou questionamentos sobre o modelo de Ensino
Híbrido: O que você perguntaria para um professor que já utiliza essas
propostas há mais tempo do que você?
1. No dia a dia as crianças sentem o mesmo
interesse pelas aulas?
2. Todo conteúdo proposto no seu plano anual é
realizado?
3. A rotina passa a ser mais tranquilo ou acarreta
mais trabalho?
4. Sua aula ficou mais fácil com o uso do método de
ensino híbrido?
5. Como você consegue a atenção dos alunos para
desenvolver suas aulas de ensino híbrido?
6. O que você faz para abranger aqueles alunos de
inclusão que necessitam de um acompanhamento 100% nas aulas de Ensino Híbrido?
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