Primeira Atividade depois do encontro em São Paulo.
Quais
mudanças você observou para o seu plano de aula?
Plano de
Aula
Duração: 3 aulas de 50 min.
Área do
conhecimento: Ciências – Meio Ambiente
Série: 4
Ano A
Objetivos/habilidades: Aprender sobre a Dengue,
prevenção e sintomas. Exercer a cidadania. Pesquisar, trocas de experiências,
uso das tecnologias.
Objetivo da
Aula/ Problema.
O que você quer que seus alunos saibam ou sejam
capazes de fazer ao final da aula?
-
Aprendam o que é Dengue, o que devem fazer para evitar a doença, quais os
sintomas.
-
Elaborar um texto, placas ou folders para ser colocados na escola para
prevenção da dengue e alerta sobre os sintomas.
Avaliação:
Descreva como você vai verificar se eles aprenderam:
-
Através do conteúdo pesquisado e separado por eles, e o debate ao longo das
aulas.
-
Que mostrem o que aprenderam em forma de placas e texto.
Na sala de aula convencional –
faremos uma primeira leitura sobre o conteúdo e um breve debate para
conhecermos o tema
Na Sala de Vídeo – Os alunos vão
estar assistindo a vídeos sobre a dengue e ao mesmo tempo tirando dúvidas com o
professor.
Na sala de informática – Estarão
pesquisando sobre a Dengue e elaborando assim um texto com as ideias
principais.
Também na sala de informática,
numa outra estação os alunos estarão confeccionando o produto final a ser
apresentado, as placas.
Professor – O que vai estar fazendo?
Enquanto estivermos na sala
convencional, o professor vai estar fazendo a leitura juntamente com os alunos,
utilizando a forma de leitura compartilhada de um material informativo sobre a
dengue previamente elaborado
No momento da sala de vídeo, o
professor vai indicar um vídeo sobre o
tema e vai estar auxiliando os alunos quanto as duvidas a respeito do tema, ao
mesmo tempo avaliando e fazendo questionamentos.
No momento em que os alunos estão
na sala de informática, o professor vai estar instruindo os alunos na pesquisa,
apresentando canais onde podem ser encontradas informações sobre a Dengue.
E para os alunos que estão na
estação do produto final o professor vai estar instruindo a realização do
produto final bem como avaliando o desempenho e participação do aluno,
incentivando-os a criarem placas e folder com conteúdos, bem como corrigindo os
erros gramaticais se necessário.
E o que os alunos vão estar fazendo?
No momento da leitura na sala
convencional o aluno vai estar anotando e debatendo com o professor e os amigos
sobre o tema.
No momento da sala de vídeo os
alunos já estarão separados em grupos menores para debaterem e trocar
informações entre os pares da sala.
Na sala de informática, os alunos
estarão separados em pares e fazendo as pesquisas, debatendo e anotando o que é
mais importante e relevante na sua pesquisa, elaborando assim um pequeno texto.
No momento da estação para o
produto final eles estarão criando placas e pequenos cartazes que serão
espalhados pela escola para conscientização da dengue.
Tempo Necessário – para cada etapa:
Faremos a realização da aula num
total de 3 horas de 50 minutos, com rotação entre os grupos a cada 30 minutos.
Recursos – Material necessário
Utilizaremos retroprojetores e
caixa de som para o momento da sala de vídeo, cadernos e outros materiais
escolares.
Para a sala de informática,
utilizaremos computadores, impressoras, lousa digital.
Para o momento da confecção do
produto final, utilizaremos cartolinas, impressora para desenhos, e outros
materiais escolares, maquina digital e celular, tablets, para fotografarem a
distribuição das placas pela escola.
Esse plano, poderá se expandir
para a casa do aluno, o bairro ou a cidade.
Resultado da Aula
Agora, gostaríamos de saber
sobre a sua experiência:
1.
O que funcionou?
O estudo prévio sobre o
texto da dengue e o debate em grupo foi fundamental para que todos estivessem
praticamente num mesmo nível de entendimento sobre o referido tema.
Dessa forma tudo funcionou
redondinho, os alunos se envolveram com responsabilidade em cada estação, para
dar conta das atividades propostas.
Separamos em 03 grupos que
passariam pelas 03 estações, com o tempo de duração em cada estação de 30
minutos.
2.
O que não funcionou?
Não teve momento em que não
funcionou, apenas a estação da pesquisa na internet e a atividade do
questionário on line, que era a estação 2, que sofreu um pouco pela falta de
tempo. Como os alunos não tinham muita habilidade na pesquisa na internet, foi
mais demorado, até entenderem o mecanismo de busca para assim conseguirem
responder o questionário on line.
3.
Qual foi o maior desafio?
Acredito que esse tenha sido
o maior desafio, a falta de habilidade dos alunos em pesquisar na internet. O
que atrasou um pouco a estação 2. Mas que ao mesmo tempo permitiu que os alunos
que apresentaram mais facilidade nessa questão e mais experiência em busca na
internet, pudessem auxiliar os outros que estavam atrasados. Foi um show.
4.
Outros comentários
Gostaria de finalizar
dizendo que a experiência foi super legal, bem elaborada e rica em conteúdo.
Devido ao tempo de chuva
tivemos 02 faltas, portanto trabalhamos com 13 alunos, dois grupos de 04 alunos
e um grupo de 5 alunos.
Incrível que com esse tipo
de aula (ensino Hibrido), os alunos não enjoam das atividades, não pedem pra ir
ao banheiro ou beber água, porque não querem ficar atrasados e perder o momento
em cada estação, todos se dedicaram ao máximo, não ficaram dispersos.
Eles mesmo perceberam que
tudo tem o seu tempo e que é preciso dedicação. Ficaram ocupados o tempo todo,
sem tempo para brincadeirinhas ou dispersão.
A questão também da estação
2 ser mais demorada é que quando eles começavam a pesquisar nos canais de busca,
o resultado apresentava muitas opções de sites e eles ficaram maravilhados.
Em relação aos vídeos disponíveis na plataforma Khan Academy sobre Ensino
Híbrido da Silicon Schools Fund e Instituto Clayton Christensen que assisti, percebi que os alunos fizeram exatamente o que nos
ensinou os vídeos sobre o rodízio de estações.
No nosso caso estabelecemos um tempo de 30 minutos para cada rotação, ou
rodízio, e quando chegávamos nesse tempo, os alunos passavam pra outras
estações. Como dizia os vídeos, pelo menos uma das estações deveria ser uma
estação on line e foi o que fizemos com a estação 2, onde os alunos pesquisavam
na internet e respondiam um questionário on line, cujas explicações para essa
atividade estava no próprio questionário.
Nas outras estações, as
instruções foram para pequenos grupos e o acompanhamento do professor fez com
que o conteúdo fosse explorado de maneira rica e eficaz.
Implementamos portanto a
Rotação por estações seguindo o modelo de Rodízio de Grupos.
Com essa prática, constatou-se
que através de um ensino híbrido de qualidade é certo que os alunos aprendem em
momentos diferentes e de maneira personalizada. Cada aluno promove o próprio
aprendizado de acordo com o seu tempo, conforme suas necessidades descobrindo por
si só dessa forma as suas habilidades.
O professor exerceu seu
papel de formador de maneira a instruir o aluno na busca pelo aprendizado,
evitando que o conteúdo se perdesse.
Com a prática de hoje,
percebi que os alunos interagiram com a internet e com o conteúdo visto em sala
e também na estação 1, onde assistiram os vídeos. Nada estava desconectados, tudo fazia parte de
um mesmo tema, em atividades diversas, onde alguns alunos se identificaram com
a primeira atividade e outros com as demais... enfim cada um do seu jeito, mas
chegando a um único resultado, que é a aprendizagem com conteúdo sobre um
determinado tema.
5.
Fotos e link para vídeo
Vídeos:
Fotos:
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