Desafio 5
5ª semana (10/06/2014 a 16/06/2014)
Caros professores,
Nos relatos sobre os processos de implementação do modelo de Ensino Híbrido proposto pela Silicon Schools Fund e Instituto Clayton Christensen, verificamos que a etapa que estamos vivenciando, as experimentações, são muito importantes para proporcionarmos melhores situações de ensino híbrido aos estudantes. Para os alunos, esse momento de experimentações também é um momento de aprendizado com um novo modelo, muitas vezes diferente do que ele havia vivenciado até então. Nesse caso, é esperado que a adaptação dos estudantes e do professor aconteça de forma gradativa, assim como será gradativa a apropriação dos elementos envolvidos em um modelo eficiente de ensino híbrido.
Vamos refletir, nesta semana, sobre a experiência do aluno em um modelo de ensino híbrido e como obter elementos para possibilitar uma experiência eficiente. Para isso, seguem as propostas:
1) Assistir ao Capítulo: “Criação da experiência ideal para o aluno em uma sala de aula de ensino híbrido” do curso de Ensino Híbrido da Silicon Schools Fund e Instituto Clayton Christensen, disponível na Plataforma da Khan Academy. Lembre-se de acessar a plataforma utilizando o login e senha já informados para que seja possível acompanhar sua participação. Feito o login, acesse a página do curso pelo link https://pt.khanacademy.org/partner-content/ssf-cci, e assista ao segundo capítulo, que está todo legendado em Português. Para ajudar nesta tarefa, assista com bastante atenção ao vídeo “Os elementos-chave da experiência dos alunos”.
Reflita: De que forma os elementos-chave da experiência dos alunos estiveram presentes nas aulas que você aplicou até o momento?
2) Para a parte prática teremos dois momentos:
• Planejar e aplicar um modelo de aula híbrida com o objetivo de proporcionar momentos em que seja possível analisar as quatro grande ideias para a experiência ideal do aluno em um modelo de ensino híbrido. Os modelos de aula a serem utilizados nesse plano são: sala de aula invertida ou flex. Se necessário, revejam os vídeos do primeiro capítulo “Introdução ao ensino híbrido” em que esses modelos são apresentados.
• Elaborar uma forma de verificar se os alunos atingiram o objetivo geral da aula realizada e apresentar o resultado de cada aluno na folha de entrega.
• Filmar essa aula garantindo que você tenha uma visão geral de cada um dos alunos. Assistir a essa aula para preencher a tabela que está na folha de entrega.
Tarefa: Até o dia 16/06 às 23:55h.
• Enviar pelo Edmodo o arquivo Desafio5_Entrega disponível no Folder.
3) Marcar o bate-papo com seu tutor!
Nesta semana, será discutido o desafio entregue na semana anterior. Como sempre alertamos, tente marcar a conversa antes de realizar sua aula e deixe seu plano pronto para discussão.
4) Discussões no fórum
A discussão no fórum estará relacionada com as quatro grande ideias para a experiência ideal do aluno.
✓ Procure interagir com os outros professores, sugerindo ou ampliando discussões sobre essas questões: o que pode ser feito para possibilitar o trabalho com as quatro grande ideias sugeridas no vídeo?
Observação: Diferente dos outros dias,tudo aconteceu dentro da sala de informática e os alunos ficaram livres para construir seu conhecimento..
A experiência do aluno em um modelo de Ensino Híbrido
Proposta:
De que
forma os elementos-chave da experiência dos alunos estiveram presentes nas
aulas que você aplicou até o momento? Explique.
Bom falando dos elementos-chave pude observar que a autonomia do aluno já começa ser bem
definhada em cada um.
Eles já perceberam que o conteúdo não pertence só a
mim, que nas aulas de ensino híbrido quem tem que procurar e construir
conhecimentos são eles com o meu auxilio, creio que isso esta bastante claro
para eles, pois no final das aulas eu somente pergunto se alguém quer me
ensinar alguma coisa sobre o que pesquisaram e todos falaram.
Dessa forma acredito que essa autonomia vai só
aumentando ao longo das aulas, pois como a minha dificuldade que sempre relato
é o fato dos alunos não terem intimidade com a pesquisa na internet, hoje já
posso dizer que começaram a “navegar” timidamente entre os muitos sites que
encontramos na rede.
O elemento Educação
Personalizadavem se mostrando bem eficiente nas nossas aulas e a diferença
com que os alunos buscam e constroem seus conhecimentos é que nos mostram que
todos aprendem de forma diferente e em tempos diferentes, mas no final todos
aprendem.
Ou seja, damos a mesma aula e a mesma oportunidade
para todos buscarem seus conhecimentos uns vão muito além do que esperamos e
outros ainda atingem timidamente o resultado, é claro que esses que tem maior
dificuldade com a sala separada em grupos menos é possível dar uma atenção
maior e dessa maneira ajudar na busca pelo seu aprendizado.
Em se tratando de aprendizado através das plataformas
adaptativas e claro sem deixar de mencionar a plataforma Khan Academy que é a
que temos acesso, temos a facilidade de retorno do avanço dos alunos e isso
permite que o ensino seja realmente personalizado pois com os dados imediatos é
possível preparar uma estratégia mais imediata também para avançar aquele aluno
que esta atrasado.
A educação personalizada nos deixa muito mais
envolvidos a cada aluno individualmente, pois nas aulas tradicionais que
preparamos e aplicamos de forma igual para todos, achamos erroneamente que
todos os alunos aprenderam o conteúdo preparado, na mesma velocidade e com a
mesma facilidade, sem nos darmos conta no aprendizado individual.
O elemento
Educação para o domínio do conhecimento é bastante fácil de se perceber pois
as crianças que tem mais domínio avançam mais depressa.
Esse elemento é bastante notado na medida que vamos
cobrando e avaliando os alunos e percebemos aqueles que avançaram e que
dominaram o conteúdo ou o desafio.
O elemento Relacionamento
também foi bastante desenvolvido nas nossas aulas com o modelo de ensino
hibrido. É de fato uma ideia importante para a experiência ideal para o aluno,
pois quando melhor relacionados mais avançam, mais ficam a vontade para
perguntar e aprender com seus erros e acertos, ou seja, não tem medo de errar e
nem vergonha dos colegas. É necessário um bom relacionamento para essa quebra
de “gelo” entre os alunos e entre os alunos e professor.
Percebemos que nas nossas aulas existe muita interação
entre os alunos e entre os alunos com os professores.
Eles não tem vergonha de perguntar e nem de errar,
todos participam, uns ajudam os outros, existe uma colaboração incrível e o que
é melhor não existe diferença entre eles, todos são iguais.
Sinto que eles estão amando também as nossas aulas por
mais esse diferencial que é a proximidade individual do professor com os
alunos. A gente senta do lado, quando eles chamam, pra mostrar se o que estão
procurando realmente está de acordo com o que queremos aprender.
Percebo também esse carinho de um bom relacionamento
que todas as vezes que acaba as aulas todos me abraçam e falam até na próxima
aula professora não vejo a hora de termos outra aula dessa.
1. Que recurso você criou para verificar se os alunos atingiram o objetivo
geral da aula elaborada? Apresente-o da forma que julgar mais adequada.
Bom a princípio nós estávamos
o tempo todo avaliando o desempenho e a postura dos alunos ao longo da aula,
pois como escolhemos o modelo flex para trabalhar, o aluno tinha liberdade de
construir seu conhecimento da maneira que quisesse utilizando das “estações”
montadas, que eramLabo A – os alunos pesquisavam dados informativos históricos
e geográficos de cada país, e iam fazendo sua anotações com o que achavam mais
interessante, Lado B – Pesquisa das Bandeiras onde os alunos pintavam as
bandeiras conforme pesquisavam e buscavam elaborar um pequeno texto explicando
os significados das cores e desenhos existentes em cada bandeira de cada país e
em seguida era necessário localizar o continente ao qual o país escolhido
pertencia no Mapa Mundi e também fazer a pintura, e as mesas de estudo onde
desenvolviam os produtos finais que eram cartazes com todos os dados que tinham
aprendido sobre cada país.
2. Preencha a tabela abaixo após assistir a aula que foi
gravada.
Na
parte amarela, escreva os quatro itens a serem observados na experiência do
aluno, de acordo com o curso da Khan. Faça uma lista com o nome dos alunos
(iniciais ou primeiro nome apenas) e atribua para cada aluno, em cada uma das
ideias, uma nota de 1 a 5 nesta aula, em que 1 é a nota mínima e 5 a nota
máxima.
Alunos (inserir
iniciais ou apenas o 1º nome)
|
AUTONOMIA DO ALUNO
|
EDUCAÇÃO
PERSONALIZADA
|
EDUCAÇÃO PARA O
DOMÍNIO DO CONHECIMENTO
|
RELACIONAMENTOS
|
Ana
|
4
|
4
|
4
|
5
|
André
|
3
|
3
|
3
|
5
|
Daniel
|
5
|
5
|
5
|
5
|
Fabrício
|
4
|
4
|
4
|
4
|
Jéssica
|
4
|
4
|
4
|
5
|
Joao
|
4
|
4
|
4
|
5
|
Letícia
|
5
|
5
|
5
|
5
|
Rafael
|
5
|
5
|
5
|
5
|
A aula
foi bem interessante e as crianças estavam bem comprometidas e responsáveis.
Participaram ativamente e ficaram encantados em poder pesquisar em um “mundo”
de informações sobre um determinado tema. Tivemos novamente uma conversasobre a
cultura diante do momento aprender, falamos sobres os combinados que já estamos
trabalhado ao longo das aulas de ensino híbrido e diferente dos outros dias
expliquei que hoje quem buscaria os conteúdos importantes seriam eles, eles que
teriam que me retornar sobre o tema proposto. Que estava nas mãos deles
aprender mais e com mais qualidade. Que eles tinham a liberdade de pesquisarem
e anotar o que achassem mais importante sobre o país que sortearam.
1.
O que funcionou?
Tudo funcionou bem, as crianças
estavam ansiosas pela aula de Ensino Hibrido, no início fiquei com medo deles
se atrapalharem e não chegarem a lugar algum, mas dando as primeiras instruções
e recomendações sobre a pesquisa todos se saíram superbem, se dedicaram e me
surpreenderam.
2.
O que não funcionou?
Não tive nenhum problema tudo
funcionou bem.
3.
Qual foi o maior desafio?
Como já relatei o maior desafio
é que as crianças tem pouca experiência em pesquisa na internet então elas
ficam um pouco ansiosas e diria até mesmo perdidas diante de tantas
possibilidades de busca, tantos sites e tantas informações. Mas já estão se
familiarizando e se virando melhor, como dessa vez eles estavam construindo os
conteúdos sozinhos, fiquei bastante surpresa com as pesquisas, pois
demonstraram bastante afinidade com a busca.
4. Outros
comentários
Dessa
vez a minha atenção ficou voltada para cada aluno individualmente para observar
como eles se comportariam diante de um desafio onde eles mesmo que tinham que
decidir o que aprender, como, onde pesquisar e etc. Fui bem interessante porque
os alunos com maior dificuldade acabavam recebendo auxilio dos próprios amigos,
que entre uma atividade e outra corriam os olhos para o do colega e auxiliava
indicando algum dado importante para o amigo colocar na sua pesquisa e produto
final.
Como já relatei na aula anterior e pude observar
também nessa é que estando as estações concentradas num mesmo espaço é possível
observamos o maior comprometimento dos alunos também na questão de
comportamento, sem dispersar e assim se dedicando inteiramente ao próprio
aprendizado.
Ensino Híbrido implementado pela Professora de Informática Camila Carvalho na Escola Municipal Professora Thereza Favali Pocay.
Mais uma experiência com Ensino Híbrido hoje. Os alunos do 4 Ano A, juntamente com a Professora de Informática Camila Carvalho, com a Professora Carla Bargeri e a Professora de Artes Noele Sousa, realizaram um aula diferente utilizando o que chamamos de Ensino Híbrido.
Ensino Híbrido é a mescla do ensino tradicional com o ensino on-line.
No primeiro momento da Aula, tivemos uma roda de conversa sobre o Tema "Copa do Mundo, e os países participantes", com debate entre o professor da Sala e os Alunos de acordo com a pesquisa que os alunos realizaram à distancia, em casa, nos livros, juntos aos pais e internet.
Na sequencia os alunos foram divididos em 02 grupos e o ensino aconteceu em um formato Flex, onde o aluno tem um roteiro que precisa aprender e ele mesmo escolhe como pesquisar e aprender a respeito do tema. Cada aluno através de um sorteio teve um país para pesquisar, seus dados históricos e geográficos além das bandeiras e do significado das cores de cada Bandeira.
No modelo Flex o aprendizado on line é o principal.
O professor fica no local, faz acompanhamento individual de forma flexível e adaptativa conforme a necessidade. era predominantemente online.
Dividimos a sala em dois lados - Lado A - Para pesquisa de Imagens, Bandeiras e Continentes.
Lado B: Para pesquisa de Dados Históricos e Geográficos em sites.
No final - nas mesas de estudo - os grupos produziam o produto final que eram cartazes de cada país com os dados levantados em todas as pesquisas.
A cada semana a experiência com o Ensino Híbrido tem sido muito legal e de certa forma prende a atenção dos alunos, de modo que ninguém se disperse ou fuja do tema proposto. Todos trabalharam em busca do conhecimento personalizado e claro em alguns momentos de modo colaborativo.
Essa aula faz parte das atividades propostas pelo Grupo de Experimentação em Ensino Híbrido que a Professora Camila Carvalho participa em São Paulo em parceria com a Equipe Fundação Lemann e Instituto Península.
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