Ensino Híbrido - Desafio 9

Desafio 9 – Avaliar para Personalizar

Desafio 9 – Avaliar para Personalizar
1ª semana (12/08/2014 a 18/08/2014)

O objetivo deste desafio é elaborar, em conjunto com outro professor do grupo de experimentações, uma forma de possibilitar a personalização por meio dos dados da avaliação. Essas são algumas reflexões importantes para pensarmos um dos objetivos principais de um modelo híbrido de ensino: a personalização do ensino.
Segundo Bray e McClaskey (2013), em um ambiente de aprendizado individualizado, as necessidades do aluno são identificadas por meio de avaliações e a instrução é adaptada. Em um ambiente de aprendizado diferenciado, os alunos são identificados com base em seus conhecimentos ou habilidades específicas em uma área e o professor organiza esses alunos em grupos por afinidades para atendê-los melhor. Em um ambiente de aprendizagem personalizado, o aprendizado começa com o aluno. O aprendiz informa como aprende melhor para que organize seus objetivos de aprendizagem de forma ativa, juntamente com o professor.
Em um ambiente de aprendizado individualizado, a aprendizagem é passiva. Professores fornecem instruções individualmente. O aluno não tem voz em seu projeto de aprendizagem. Em uma sala de aula diferenciada, os alunos podem ser participantes passivos em sua aprendizagem. Os professores modificam a forma de ensinar por meio de estações ou aula invertida, apresentando o mesmo conteúdo para diferentes tipos de alunos, mas os alunos ainda recebem informações de forma passiva. Quando um aluno personaliza a sua aprendizagem, os alunos participam ativamente, dirigindo seu processo e escolhendo uma forma de aprender melhor.
Personalization vs. Differentiation vs. Individualization Report v2 (2013) by Bray, B & McClaskey, K.

Neste segundo bloco de atividades, muitas propostas acontecerão em duplas. Para este desafio, as duplas são as seguintes:

Sunaga e Flávia
Rodrigo e Verônica
Fernanda e Carla
Leandro e Módolo
Maria Alessandra e Aline
Eric e Camila
Ailton e Glauco

Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
1) Parte teórica: O especial do Porvir sobre personalização, que ainda não foi lançado e, portanto, NÃO PODE SER DIVULGADO, tem informações importantes para a reflexão teórica desse desafio. Enviaremos o link para vocês ainda hoje. Porém, pedimos especial atenção porque temos um limite de acessos para um ambiente de teste e contamos com a colaboração de vocês para mantê-lo em sigilo até o lançamento. Além disso, reveja a tabela dos Estágios de Personalização, disponível na pasta deste desafio, com atenção especial às informações da terceira coluna.
Refletir, em dupla, sobre uma forma de avaliar com o objetivo de personalizar.

a) Como avaliar para personalizar? O que um professor de ensino híbrido deve obter de informações para poder pensar em personalizar o ensino? Que recurso usar? Para isso, vocês podem pensar em usar recursos digitais ou não. Para evitarmos repetição e ampliarmos as opções de recursos, caso optem por recursos digitais, informem no fórum do Desafio 9 qual o recurso escolhido pela dupla. Explicar e orientar a utilização do recurso com o objetivo de avaliar para personalizar.

b) O que fazer com os dados levantados? Que ação deve ter um professor de ensino híbrido ao se deparar com os dados levantados? Explicar e orientar, passo a passo, o que a dupla sugere que deve ser feito.

c) Como devolver os dados para os alunos (feedback)? Como os alunos receberão os resultados e qual o objetivo dos alunos receberem os resultados? Explicar e orientar como pode ser feita essa ação devolutiva.

d) Como estimular alunos com dificuldade e ao mesmo tempo contemplar alunos com proficiência? Quais as ações de personalização para essas diferentes situações? Explicar e orientar sobre o que pode ser feito.

2) Parte prática: Como foi informado nas “Orientações gerais”, neste desafio você deverá apenas fazer o planejamento da aula a ser aplicada no próximo desafio.

● Fazer um planejamento desse processo pensando em atingir o objetivo de avaliar para personalizar. Se for necessário, utilize mais do que uma aula para isso.
● Criar uma planilha para o planejamento da(s) aula(s) ou utilizar alguma planilha criada, por você ou pelos colegas do grupo, no Bloco 1. Até o final deste bloco, votaremos na planilha que será mais adequada para cada modelo de aula.
● O planejamento da aula será feito individualmente, mas você deverá discutir seu plano com seu parceiro na dupla.

Tarefa: Até o dia 18/08 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, individualmente, o arquivo Desafio9_Entrega disponível no Folder. Verifique que continuaremos usando o subgrupo para a postagem dos registros dos desafios. A página principal fica reservada para a troca de informações gerais.

3) Marcar o bate-papo com seu tutor!
Nesta semana, será discutida a organização do trabalho final e dos desafios desse bloco.

4) Discussões no fórum
Nesta semana, será essencial a conversa com seu parceiro de desafio. Para isso, vocês devem entrar no “Grupo para Discussões em dupla”, no Edmodo, utilizando o código: 3s3avk. Ao entrar no grupo, verifique que você já foi incluído em um subgrupo para discussões com seu parceiro. Utilize esse subgrupo para construírem o documento de entrega. Dessa forma, testaremos o uso da plataforma para esse tipo de atividade.

Organize-se!
Na próxima semana, o Desafio será aplicar essa proposta de personalização com os alunos de uma de suas turmas. No desafio 12, a mesma turma deverá ser envolvida para que seja possível acompanhar os mesmos alunos do desafio 10. A proposta 12 envolverá o Laboratório Rotacional. Portanto, organize seu planejamento e escolha a turma que estará envolvida nesse processo. Não se esqueça de reservar o Laboratório de Informática para o desafio 12 e/ou o uso de computadores/tablets para essas datas!

A construção dessa proposta de avaliação para personalizar é coletiva. Seu envolvimento com o outro é fundamental!









A cada 25 minutos os alunos deverão trocar de estações.



TABELA DE AVALIAÇÃO PARA PERSONALIZAR
Avaliação de 0 à 10
Aluno: ________________________________

Atividade do aluno
(EM GRUPO)
SIM
NÃO
EM PARTE
PONTUAÇÃO
0 À 10
OBSERVAÇÕES
Teve atuação no grupo?






Trabalhou em pares?






Apresentou soluções ao amigo?





Pediu ajuda ao amigo?






Relacionamento com o grupo?






Atividade do aluno
(Individual)
SIM
NÃO
EM PARTE
PONTUAÇÃO
0 À 10
OBSERVAÇÕES
Como foi a atuação do aluno? Obteve Domínio do Conteúdo?







Teve autonomia?






Buscou ajuda Professor?






Buscou ajuda outro aluno?






Buscou outras formas para tentar resolver as questões?






Resolveu todas as questões propostas?





Atingiu o objetivo proposto?





Atividade do aluno
(PERSONALIZAÇÃO)
SIM
NÃO
EM PARTE
PONTUAÇÃO
0 À 10
OBSERVAÇÕES
Teve outras ideias à partir do conteúdo proposto?






Explorou além dos conteúdos?






Consegue explicar a solução das questões?









Comentários do professor parceiro:

     O planejamento da professora Camila merece destaque pela quantidade de recursos disponíveis, o que permite aprofundar a personalização do trabalho dos alunos. Existe uma variedade de atividades entre as estações, permitindo formas distintas de abordagem do tema desenvolvido.
     Além disso, existe um equilíbrio entre estações que utilizam tecnologia e recursos clássicos, o que facilita a viabilização da estrutura mínima para pôr a aula em prática.
     Complementarmente, a proposta de registro de avaliação em uma planilha que considera diversos aspectos das atividades desenvolvidas leva a uma observação mais dedicada e pormenorizada de cada aluno.
 
Ensino Híbrido implementado pela Professora de Informática Camila Carvalho na Escola Municipal Professora Thereza Favali Pocay.

De volta às experimentações de ensino Híbrido na Escola Municipal Thereza Favali Pocay, dessa vez aplicamos com os alunos do 5 ano E da Professora Anali.

Devido à serem esses alunos a equipe vencedora da fase escolar da Jornada de Matemática que agora disputará a próxima fase na semana que vem "Fase Municipal" com a equipe vencedora da Escola Coraly, resolvemos intensificar o estudo da matemática e por essa razão optamos por aplicar o Ensino Híbrido nessa turma.

Ensino Híbrido é a mescla do ensino tradicional com o ensino on-line.

No primeiro momento da Aula, tivemos uma roda de conversa sobre o Tema "Situações Problemas e Contagem de tempo", com debate entre o professor da Sala e os Alunos de acordo com a pesquisa que os alunos realizaram à distancia, em casa, nos livros, juntos aos pais e internet.

Na sequencia os alunos foram divididos em 03 grupos e o ensino aconteceu em um formato Rotação por Estações. Na primeira estação ele participavam de uma mesa de estudos com a professora, resolvendo situações problemas sobre contagem de tempo. Na Estação 2, os alunos passariam a usar os computadores na Plataforma Adaptativa Khan Academy para realizar os exercícios sobre contagem de tempo e na ultima estação, a Estação 3 os alunos tinham uma série de desafio para realizarem em duplas, explicando para o seu parceiro qual método usou para realizar o exercício.

O professor fica no local, faz acompanhamento individual de forma flexível e adaptativa conforme a necessidade.

A estação 1 e 2 aconteceram na própria Sala de Informática e a Estação 3 aconteceu no Jardim da Escola.


No primeiro semestre as experiências com o Ensino Híbrido foram muito legal e de certa forma nos mostrou como prende a atenção dos alunos, de modo que ninguém se disperse ou fuja do tema proposto. Todos trabalharam em busca do conhecimento personalizado e claro em alguns momentos de modo colaborativo.

Essa aula faz parte das atividades propostas pelo Grupo de Experimentação em Ensino Híbrido que a Professora Camila Carvalho participa em São Paulo em parceria com a Equipe Fundação Lemann e Instituto Península.






































































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