Ensino híbrido ou Blended learning
Fonte: http://porvir.org/wiki/ensino-hibrido-ou-blended-learning
É a combinação do aprendizado on-line com
o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês
“misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual,
com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando
a interação entre pares e entre aluno e professor.
Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa,
o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que
valorizem a interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor
trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores
para a realização de projetos.
Já a parte do ensino realizada com o auxílio de recursos digitais
permite que o aluno tenha controle sobre onde, como, o que e com quem
vai estudar. Nesse sentido, os dispositivos móveis, como tablets e
celulares, e a facilidade de utilizá-los em diferentes ambientes abriu o
leque de possibilidades sobre onde esse componente pode ser
desenvolvido: dentro da própria sala de aula, na biblioteca, no
laboratório de informática e até em casa.
Apesar de serem momentos diferentes, o on-line e o presencial, o
objetivo do aprendizado híbrido é que esses dois momentos sejam
complementares e promovam uma educação mais eficiente, interessante e
personalizada. Já há um esforço da academia e das instituições que
estudam o ensino híbrido de categorizar as formas como ele vem se
manifestando nas diferentes instituições de ensino que optam por
adotá-lo.
Confira, a seguir, uma lista com alguns dos arranjos possíveis de combinação de ensino on-line e offline.
Rotação
Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes. Em uma, parte dos alunos podem se dedicar ao ensino via plataformas digitais. Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos. Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando dúvidas.
Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes. Em uma, parte dos alunos podem se dedicar ao ensino via plataformas digitais. Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos. Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando dúvidas.
Flex
A plataforma on-line é a espinha dorsal desse tipo de ensino. Professores estão por ali, em maior ou menor proporção, tirando dúvidas que apareçam pessoalmente, para cada um ou para grupos pequenos.
A plataforma on-line é a espinha dorsal desse tipo de ensino. Professores estão por ali, em maior ou menor proporção, tirando dúvidas que apareçam pessoalmente, para cada um ou para grupos pequenos.
Laboratório on-line
Uma plataforma on-line entrega o curso inteiro, mas num lugar físico. Frequentemente os alunos que participam do laboratório também têm aulas tradicionais.
Uma plataforma on-line entrega o curso inteiro, mas num lugar físico. Frequentemente os alunos que participam do laboratório também têm aulas tradicionais.
Palestra dada aos professoras da Escola que trabalho sobre o Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido junto a Fundação Lemann e Instituto Península que faço parte.
Prazer em conhece-la!
ResponderExcluirVisite nosso blog também!
http://secretariamunicipalmarilia.blogspot.com.br/
Querida
ResponderExcluirEstava pesquisando sobre o Ensino Hibrido e tive a sorte de encontrar seu suas publicações.
Certo que adorei seu Blog!
Espero que continuem esse belíssimo trabalho.
PARABÉNS PELA SUA PARTILHA... ENFIM, O VERDADEIRO ESPIRITO DE EDUCADORA!
ResponderExcluirOBRIGADA