Ensino Híbrido Desafio 15

 Desafio 15 – Sala de aula invertida (planejamento e aplicação)
(30/09/2014 a 13/10/2014)

As propostas de aplicação do modelo de Ensino Híbrido foram alvo de análise, planejamento e aplicação durante nosso percurso nesses dois blocos de desafios. No contexto brasileiro de Educação Básica, os modelos Flex, Virtual Aprimorado e A La Carte não são nosso objeto de estudo no grupo de experimentação, pois demandariam diferente organização de escola e do currículo escolar. Dos modelos de rotação estudados, a proposta deste desafio é pensarmos no modelo Flipped Classroom. De acordo com o curso do Instituto Clayton Christensen, nessa proposta, o que era feito na sala de aula (explicação do conteúdo) é agora feito em casa e, o que era feito em casa (aplicação, atividades sobre o conteúdo), é agora feito em sala de aula. Esse modelo é valorizado como a porta de entrada para o Ensino Híbrido (veja em https://pt.khanacademy.org/partner-content/ssf-cci/sscc-intro-blended-learning/sscc-blended-learning-models/v/sscc-blended-flipped).
A ideia desse desafio é aprofundarmos o modelo de sala de aula invertida e envolvermos a descoberta como proposta inicial para os estudantes, ou seja, oferecer possibilidades de interação com o fenômeno antes do estudo da teoria (que pode acontecer em vídeos, leituras, etc).
Diversos estudos têm mostrado que os estudantes constroem sua visão sobre o mundo ativando seus conhecimentos prévios e integrando as novas informações com as estruturas cognitivas já existentes para que possam, então, pensar criticamente sobre os conteúdos ensinados. Essas pesquisas mostram que os estudantes desenvolvem habilidades de pensamento crítico e têm uma melhor compreensão conceitual sobre uma ideia quando eles exploram um domínio primeiro e, então, têm uma um contato com uma forma clássica de instrução, como uma palestra, um vídeo ou a leitura de um texto. Estudiosos dessa área afirmam que o modelo que tem início pela exploração é muito mais eficiente, uma vez que você não pode buscar respostas antes de pensar nas perguntas. Essa proposta é conhecida como Flipped Flipped Classroom. (SCHNEIDER, BLIKSTEIN & PEA, 2013.)
SCHNEIDER, BLIKSTEIN & PEA . The flipped, flipped classroom, 2013. Disponível em <http://www.stanforddaily.com/2013/08/05/the-flipped-flipped-classroom/>

Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
1) Parte teórica:
Retome o vídeo sobre sala de aula invertida disponível em https://pt.khanacademy.org/partner-content/ss... e verifique a possibilidade de ajustá-lo de acordo com o modelo Flipped Flipped Classroom apresentado resumidamente acima.
Trocar ideia com sua dupla de discussão sobre uma nomenclatura, em português, que envolvesse a ideia de Flipped Flipped Classroom e apresentar uma proposta no fórum.
Após a aplicação do plano, elencar as vantagens e desvantagens da utilização dessa proposta, justificando suas impressões.

2) Parte prática:
● Fazer um planejamento de aula no modelo proposto.
● Utilizar a planilha que julgar mais adequada.
● Aplicar o plano de aula.
● Produzir um vídeo de até 3 minutos trazendo imagens e gravações da sala de aula e/ou depoimentos de estudantes e de professores sobre o modelo.
Tarefa: Até o dia 6/10 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, seu plano de aula.
Até o dia 13/10, às 23:55h, enviar pelo Edmodo, o resultado dessa atividade (vídeo e texto sobre vantagens e desvantagens da proposta)

3) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será sobre a nomenclatura, em português, para a ideia de Flipped Flipped Classroom.
Organize-se!
Este desafio ficará ativo por duas semanas. Assim, não será enviado desafio na semana seguinte. Para o último desafio deste bloco, a proposta será envolver a direção da escola, coordenação e professores. Seria importante que fosse agendado um encontro, de 13 a 24 de outubro e participassem dele, se possível, coordenador, direção e professores interessados em conhecer o modelo de ensino híbrido. Tentaremos participar desse momento de divulgação do modelo para a direção, coordenação e professores da escola e para isso solicitamos que quem tiver interesse informe ao seu tutor.









Queridos alunos do 5 ano E

Nossa aula de ensino híbrido desta semana é no modelo Sala de aula Invertida.

Para tanto assistam o vídeo e vejam como serão as atividades.


Se vocês tiverem alguma dificuldade para entender ou ver os vídeos, amanhã cedo estou na escola disponível para quem não tem internet em casa das 9:00h às 11:00. Um abraço da professora Camila Resultado da Aula Poxa não poderia deixar de postar que a aula no modelo de Sala de Aula Invertida foi um sucesso, todos os alunos adoraram a metodologia do modelo.








Após a aplicação do plano, elencar as vantagens e desvantagens da utilização dessa proposta, justificando suas impressões
Bom o plano foi super tranqüilo aplicar, os alunos adoraram a idéia e a metodologia, ficaram super a vontade com o modelo sala de aula invertida.
A princípio tínhamos criado um grupo no facebook, mas não foi acessado por todos, tiveram um pouco de dificuldade porque muitos tem a conta que foi criada pelos pais e não sabem a senha, então não conseguem acessar de nenhum lugar somente do computador de casa, pois a senha já esta gravada.
Como plano B então criei um blog com a finalidade de aplicarmos a aula no modelo sala de aula invertida e foi ótimo, todos acessaram, gostaram bastante da metodologia e criaram vídeos ótimos.
As vantagens na minha opinião é que os alunos ficam com mais autonomia, o que permite buscar e construir o conhecimento à partir de inúmeros locais de busca, podem fazer considerações e comparações em diferentes fontes de informação.
Outra vantagem é que o aluno pode realizar as atividades no momento em que decidir realizar, e do lugar que decidir.
Quanto as desvantagens não consigo apontar nenhum, apenas no caso da minha aula e da minha turma, eu acho que teríamos um pouco mais de dificuldade para a realização das aulas nesse modelo, devido ao fato de que pelo menos 30% dos alunos não tinham acesso a internet da casa, então tiveram que procurar outra saída para esse  pequeno problema, mas para essa aula em específico conseguimos que todos tivessem acesso, pois liberamos m horário na escola para que esses alunos pudessem realizar suas atividades.
O resultado foi ótimo e vocês podem conferir através do blog que criamos no endereço:




As fotos mostram um pouquinho de como tudo aconteceu.


































No dia seguinte fizemos um teste à partir de tudo que eles tinham estudado e aprendido na apresentação deles e dos amigos:



















 

Um comentário: