Desafio 8 – Avaliação final do Bloco I
8ª semana (01/07/2014 a 07/07/2014)
Caros colegas,
Chegamos
ao último desafio deste primeiro Bloco de Atividades e esperamos que as
propostas enviadas até o momento tenham possibilitado uma reflexão
sobre o modelo de Ensino Híbrido proposto pelo Instituto Clayton
Christensen. Porém, mais do que isso, esperamos que esses momentos de
estudo e experimentação possam servir como inspiração para a criação de
nosso modelo de Ensino Híbrido. Um modelo adequado à nossa realidade e
que, dessa forma, muitos estudantes possam se beneficiar das vantagens
de uma nova abordagem de ensino que inclua o melhor dos dois mundos: o
presencial e o tecnológico.
Para o desafio desta semana, seguem as atividades:
1) Reflexão:
O
desafio desta semana está relacionado ao nosso encontro no dia 21/07.
Em um dos momentos, cada um de vocês irá apresentar suas reflexões sobre
o processo pelo qual passou nessas oito semanas nos seguintes aspectos:
• Como eram as suas aulas com tecnologia antes de iniciar o trabalho com o grupo? E depois?
• Conte fatos que aconteceram durante o processo que, de alguma maneira, lhe surpreenderam?
• Qual o potencial que você viu no ensino híbrido?
• Como você convenceria outros grupos de professores a utilizar um modelo de ensino híbrido?
• O que você leva dessa etapa?
Todo
o referencial teórico utilizado nos desafios pode ser revisto nesse
momento, se julgar necessário. Assista aos capítulos 4 e 5 do curso
disponíveis na Khan Academy. Eles contêm informações importantes para
revisar alguns dos conceitos já implementados por vocês.
2) Parte prática
Como avaliação final deste bloco de atividades, você deverá elaborar uma apresentação de acordo com as orientações a seguir:
•
Utilizaremos o modelo de apresentação denominado “Pecha Kucha”. Nesse
modelo, você deverá organizar sua apresentação em 20 slides, com tempo
de exibição de cada slide de 20 segundos, que devem ser programados para
apresentação automática. Cada um de vocês terá, portanto, 6 minutos e
40 segundos para essa apresentação.
• O primeiro slide deverá conter
sua identificação (nome, escola, cidade/estado, tempo de atuação como
professor, turmas com que trabalhou nos desafios)
• Organizar as
respostas das reflexões acima para elaborar seus slides, não
necessariamente na ordem proposta. Caso julgue necessário, acrescente
outras reflexões.
• Ensaie sua apresentação no modelo “Pecha Kucha”.
Tarefa:
Não haverá arquivo para o envio desta tarefa. Os slides já programados
com tempo de exibição descrito acima devem ser encaminhados para
gestão@fundacaolemann.org.br até o dia 17 de Julho. Assim, sua
apresentação será inédita para todos os participantes!
3) Marcar o bate-papo com seu tutor!
Nesta
semana, o tema da conversa são as dúvidas ou reflexões sobre o texto
lido no desafio anterior e o curso sobre Ensino Híbrido da Khan Academy.
A elaboração da apresentação não será discutida com o seu tutor, pois
faz parte da avaliação final deste bloco.
4) Discussões no fórum
Não haverá tema específico para o fórum dessa semana. Fiquem à vontade!
Páginas
- Início
- Ensino Híbrido
- Ensino Híbrido - Desafio 2
- Lista de Tecnologias
- Ensino Híbrido - Desafio 3
- Ensino Híbrido - Desafio 4
- Ensino Hibrido - Desafio 5
- Ensino Híbrido - Desafio 6
- Ensino Híbrido Desafio 7
- Ensino Híbrido Desafio 8
- Ensino Híbrido - Desafio 9
- Ensino Híbrido Desafio 10
- Ensino Híbrido - Desafio 11
- Laboratorio Rotacional
- Ensino Híbrido Desafio 12
- Ensino Híbrido Desafio 13
- Ensino Híbrido - Desafio 14
- Ensino Híbrido Desafio 15
- Ensino Híbrido - Desafio 16
- Jornada de Matemática
- Rhaiana e Kaio
- Washington e Thiago
- Amanda e Giovane
- Ana Luiza e Luana
- Iago e Carlos Daniel
- Lorena e Beatriz
- Luis Felipe e vinicius
- Eliedson e Vitor
- Maria Eduarda e Renan
Nenhum comentário:
Postar um comentário