Prezada coordenadora, quero
apresentar um dos modelos de ensino híbrido que utilizarei na aula que será
aplicada aos alunos do 5 ano E em parceria com a professora Anali Sanches sobre
Desmatamento.
Ensino Híbrido
Ensino híbrido é uma combinação
balanceada dos recursos on-line e tecnológicos, com as melhores práticas
pedagógicas tradicionais.
Nesses modelos o professor não
precisa mais ficar na frente da sala, dando uma aula única para a turma toda,
sem considerar as variadas formas e ritmos de aprendizado de cada aluno. Com o
ensino híbrido é possível personalizar para que os alunos aprendam no seu ritmo
e de acordo com o que precisam.
O modelo que utilizamos para a
aula com o 5 ano E é o modelo Laboratório Rotacional.
Neste modelo os alunos fazem o rodízio em momentos específicos, seja num programa fixo ou sob decisões do
professor, entre a sala de aula e um laboratório de informática, onde os alunos
aprendem predominantemente online.
A sala de aula é reservada para outras atividades de
aprendizado.
Os laboratórios tem assumido
diversas formas, mas a idéia central é semelhante em todos eles.
Na sala de aula eles ficam
sentados de forma que recebem as instruções e explicações dos professores de
forma tradicional, eles ficam de frente aos professores, ou seja, o professor
na frente da sala explicando.
Então num momento específico eles
recebem uma ordem e fazem o rodízio, nesse momento eles vão para o laboratório e sentam-se em
computadores individualmente, onde trabalharão online.
O modelo de laboratório
Rotacional se assemelha bastante com o modelo de rotação por estações, notando
que a diferença do rotação por estações é que os alunos fazem rodízio no
contexto de uma sala, enquanto que no laboratório rotacional eles vão até o
laboratório que está localizada em outra sala onde terão seu aprendizado on
line, ou seja, no modelo rotação por estações acontece tudo dentro da própria
sala de aula com tablets ou notebooks sem precisar que os alunos saiam para
irem até o laboratório que se encontra em outra sala na escola.
Na nossa escola, como não temos
tablets e nem notebook, o estação por rotação ocorria dentro do laboratório
todas as estações, com mesa de estudo e mesa de produto final, os alunos eram
separados em grupos mas na mesma sala.
Em uma escola dos EUA, a escola
chamada Navigator School que foi fundada
em 2011, os idealizadores uniram o melhor que tinham numa sala tradicional com
um uso sensato do laboratório de informática.
Desde modo os alunos alternavam-se
diariamente para pesquisar ou desenvolver os dados que precisavam praticar em
tablets ou notebook, quer seja utilizando a internet para pesquisa ou ainda trabalhando em algum software específico para
aperfeiçoar a leitura ou se aprofundar em matemática.
Nessa escola o modelo de
laboratório rotacional é bem sensato, e apresenta vários resultados positivos,
como por exemplo no seu primeiro ano de existência a escola apresentou um dos
melhores resultado em testes da Califórnia.
Que tipos de atividades são disponibilizadas aos alunos? Pesquisa? Resolução de atividades? Interpretação de vídeos?
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