Laboratorio Rotacional



Prezada coordenadora, quero apresentar um dos modelos de ensino híbrido que utilizarei na aula que será aplicada aos alunos do 5 ano E em parceria com a professora Anali Sanches sobre Desmatamento.

Ensino Híbrido
Ensino híbrido é uma combinação balanceada dos recursos on-line e tecnológicos, com as melhores práticas pedagógicas tradicionais.
Nesses modelos o professor não precisa mais ficar na frente da sala, dando uma aula única para a turma toda, sem considerar as variadas formas e ritmos de aprendizado de cada aluno. Com o ensino híbrido é possível personalizar para que os alunos aprendam no seu ritmo e de acordo com o que precisam.
O modelo que utilizamos para a aula com o 5 ano E é o modelo Laboratório Rotacional.

Neste modelo os alunos fazem o rodízio em momentos específicos, seja num programa fixo ou sob decisões do professor, entre a sala de aula e um laboratório de informática, onde os alunos aprendem predominantemente online.
 
A sala de aula é reservada para outras atividades de aprendizado.

Os laboratórios tem assumido diversas formas, mas a idéia central é semelhante em todos eles.

Na sala de aula eles ficam sentados de forma que recebem as instruções e explicações dos professores de forma tradicional, eles ficam de frente aos professores, ou seja, o professor na frente da sala explicando.
Então num momento específico eles recebem uma ordem e fazem o rodízio, nesse momento  eles vão para o laboratório e sentam-se em computadores individualmente, onde trabalharão online.

O modelo de laboratório Rotacional se assemelha bastante com o modelo de rotação por estações, notando que a diferença do rotação por estações é que os alunos fazem rodízio no contexto de uma sala, enquanto que no laboratório rotacional eles vão até o laboratório que está localizada em outra sala onde terão seu aprendizado on line, ou seja, no modelo rotação por estações acontece tudo dentro da própria sala de aula com tablets ou notebooks sem precisar que os alunos saiam para irem até o laboratório que se encontra em outra sala na escola.
Na nossa escola, como não temos tablets e nem notebook, o estação por rotação ocorria dentro do laboratório todas as estações, com mesa de estudo e mesa de produto final, os alunos eram separados em grupos mas na mesma sala.
 Em uma escola dos EUA, a escola chamada Navigator School  que foi fundada em 2011, os idealizadores uniram o melhor que tinham numa sala tradicional com um uso sensato do laboratório de informática.
Desde modo os alunos alternavam-se diariamente para pesquisar ou desenvolver os dados que precisavam praticar em tablets ou notebook, quer seja utilizando a internet para pesquisa ou ainda  trabalhando em algum software específico para aperfeiçoar a leitura ou se aprofundar em matemática.
Nessa escola o modelo de laboratório rotacional é bem sensato, e apresenta vários resultados positivos, como por exemplo no seu primeiro ano de existência a escola apresentou um dos melhores resultado em testes da Califórnia.




Um comentário:

  1. Que tipos de atividades são disponibilizadas aos alunos? Pesquisa? Resolução de atividades? Interpretação de vídeos?

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