Desafio 11 – Laboratório Rotacional
3ª semana (26/08/2014 a 01/09/2014)
O objetivo deste desafio é elaborar um plano de aula envolvendo os recursos pensados nos desafios anteriores (avaliar para personalizar) e preparar uma aula para o mesmo grupo de alunos que foi acompanhado no Desafio anterior. Essa aula deverá ser elaborada em conjunto com outro professor de sua escola: o professor do Laboratório de Informática ou outro professor da escola se você for o responsável pelo Laboratório. Trata-se do planejamento de uma aula no modelo Laboratório Rotacional e que possibilitará a experimentação de mais um momento de personalização do ensino.
O processo de personalização do ensino não acontece imediatamente e, como vimos, requer um olhar do professor em relação às facilidades e dificuldades dos estudantes. Essa proposta do Instituto Clayton Christensen propõe que o modelo de Laboratório Rotacional comece com a sala de aula tradicional e, em seguida, é adicionada uma rotação para um computador ou laboratório de ensino. Os Laboratórios Rotacionais frequentemente aumentam a eficiência operacional e facilitam o aprendizado personalizado, mas não substituem o foco nas lições tradicionais em sala de aula. O modelo não rompe com as propostas que ocorrem de forma presencial em sala de aula, mas usa o ensino online como uma inovação sustentada para ajudar a sala de aula tradicional a atender melhor às necessidades de seus alunos. Nesse modelo, portanto, os alunos que forem direcionados ao laboratório trabalharão nos computadores, individualmente, de forma independente, para cumprir os objetivos fixados pelo professor que estará, com outra parte da turma, realizando sua aula da maneira que achar mais adequada. Note que a proposta é semelhante ao modelo de rotação por estações, em que os alunos fazem essa rotação em sala de aula, enquanto que no Laboratório Rotacional os estudantes devem se dirigir aos laboratórios, onde trabalharão individualmente nos computadores sendo acompanhados por um professor tutor. Se sua escola não contar com laboratórios de informática, sugere-se a utilização de espaços em que os alunos possam realizar as atividades propostas utilizando os computadores, tablets ou outros recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.
CHRISTENSEN, Clayton M., HORN, Michael B. e STAKER, Heather. Is K-12 Blended learning disruptive?, Clayton Christensen Institute, 2013.
Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
Parte teórica: Se julgar necessário, releia o texto “Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva?” presente no Folder desse desafio ou assista ao vídeo sobre Laboratório Rotacional em https://pt.khanacademy.org/partner-content/ssf-cci/sscc-intro-blended-learning/sscc-blended-learning-models/v/sscc-blended-lab, no curso sobre Ensino Híbrido, disponível na Plataforma da Khan Academy. Note que o professor que acompanhará os alunos no laboratório não deverá ser o responsável pela disciplina. O professor da disciplina, neste modelo, estará em sala de aula e, no laboratório, os alunos trabalharão online, de forma independente, um recurso que possibilite algum nível de personalização.
Refletir:
- Relacione as informações que você obteve sobre esse grupo de alunos, na aula que você aplicou no desafio anterior, e justifique a utilização do Laboratório Rotacional com o objetivo de personalizar.
- Que recurso online poderá ser usado nessa aula, no momento em que o grupo estiver no Laboratório, lembrando que o trabalho a ser desenvolvido será “independente”? Como organizar a utilização do recurso em busca de algum nível de personalização?
- Em sua opinião, esse trabalho deverá ser feito necessariamente de forma individual, como proposto no modelo?
- O que será desenvolvido com os alunos que ficarem em sala de aula? Qual o objetivo?
2) Parte prática:
● Fazer um planejamento de aula no modelo de Laboratório Rotacional contando com a colaboração de outro professor da escola. Trocar com o outro professor da escola impressões sobre o plano elaborado.
● Escolher uma das planilhas elaboradas para o desafio 9 (elaborada por você ou por algum colega). Justifique sua opção e faça as adaptações que julgar necessárias.
Tarefa: Até o dia 01/09 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, individualmente, o arquivo Desafio11_Entrega disponível no Folder.
3) Bate-papo com seu tutor!
Nesta semana, será realizado um Hang-out entre o tutor e o grupo pelo qual é responsável. O tema será a organização do plano de aula no modelo Laboratório Rotacional, a partir de seus questionamentos sobre o modelo. Para isso, todos devem estar conectados para a conversa nos dias e horários informados pelo seu tutor.
4) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será mediada por Fernanda e Maria Alessandra e deverá acontecer no subgrupo do Desafio 11.
Organize-se!Na próxima semana, o Desafio será aplicar essa proposta com os alunos da mesma turma que participou do Desafio 10. Não se esqueça de reservar o Laboratório de Informática para o próximo desafio e/ou o uso de computadores/tablets. Como informado, a aplicação do desafio 12 precisará ser apresentada ao coordenador, por meio de filmagem, ou contar com a presença dele, assistindo a sua aula. Em seguida, adiaremos em uma semana a aplicação dos próximos quatro desafios para a escrita do trabalho final. Retomaremos o desafio 13 na semana do dia 15/09.
3ª semana (26/08/2014 a 01/09/2014)
O objetivo deste desafio é elaborar um plano de aula envolvendo os recursos pensados nos desafios anteriores (avaliar para personalizar) e preparar uma aula para o mesmo grupo de alunos que foi acompanhado no Desafio anterior. Essa aula deverá ser elaborada em conjunto com outro professor de sua escola: o professor do Laboratório de Informática ou outro professor da escola se você for o responsável pelo Laboratório. Trata-se do planejamento de uma aula no modelo Laboratório Rotacional e que possibilitará a experimentação de mais um momento de personalização do ensino.
O processo de personalização do ensino não acontece imediatamente e, como vimos, requer um olhar do professor em relação às facilidades e dificuldades dos estudantes. Essa proposta do Instituto Clayton Christensen propõe que o modelo de Laboratório Rotacional comece com a sala de aula tradicional e, em seguida, é adicionada uma rotação para um computador ou laboratório de ensino. Os Laboratórios Rotacionais frequentemente aumentam a eficiência operacional e facilitam o aprendizado personalizado, mas não substituem o foco nas lições tradicionais em sala de aula. O modelo não rompe com as propostas que ocorrem de forma presencial em sala de aula, mas usa o ensino online como uma inovação sustentada para ajudar a sala de aula tradicional a atender melhor às necessidades de seus alunos. Nesse modelo, portanto, os alunos que forem direcionados ao laboratório trabalharão nos computadores, individualmente, de forma independente, para cumprir os objetivos fixados pelo professor que estará, com outra parte da turma, realizando sua aula da maneira que achar mais adequada. Note que a proposta é semelhante ao modelo de rotação por estações, em que os alunos fazem essa rotação em sala de aula, enquanto que no Laboratório Rotacional os estudantes devem se dirigir aos laboratórios, onde trabalharão individualmente nos computadores sendo acompanhados por um professor tutor. Se sua escola não contar com laboratórios de informática, sugere-se a utilização de espaços em que os alunos possam realizar as atividades propostas utilizando os computadores, tablets ou outros recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.
CHRISTENSEN, Clayton M., HORN, Michael B. e STAKER, Heather. Is K-12 Blended learning disruptive?, Clayton Christensen Institute, 2013.
Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
Parte teórica: Se julgar necessário, releia o texto “Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva?” presente no Folder desse desafio ou assista ao vídeo sobre Laboratório Rotacional em https://pt.khanacademy.org/partner-content/ssf-cci/sscc-intro-blended-learning/sscc-blended-learning-models/v/sscc-blended-lab, no curso sobre Ensino Híbrido, disponível na Plataforma da Khan Academy. Note que o professor que acompanhará os alunos no laboratório não deverá ser o responsável pela disciplina. O professor da disciplina, neste modelo, estará em sala de aula e, no laboratório, os alunos trabalharão online, de forma independente, um recurso que possibilite algum nível de personalização.
Refletir:
- Relacione as informações que você obteve sobre esse grupo de alunos, na aula que você aplicou no desafio anterior, e justifique a utilização do Laboratório Rotacional com o objetivo de personalizar.
- Que recurso online poderá ser usado nessa aula, no momento em que o grupo estiver no Laboratório, lembrando que o trabalho a ser desenvolvido será “independente”? Como organizar a utilização do recurso em busca de algum nível de personalização?
- Em sua opinião, esse trabalho deverá ser feito necessariamente de forma individual, como proposto no modelo?
- O que será desenvolvido com os alunos que ficarem em sala de aula? Qual o objetivo?
2) Parte prática:
● Fazer um planejamento de aula no modelo de Laboratório Rotacional contando com a colaboração de outro professor da escola. Trocar com o outro professor da escola impressões sobre o plano elaborado.
● Escolher uma das planilhas elaboradas para o desafio 9 (elaborada por você ou por algum colega). Justifique sua opção e faça as adaptações que julgar necessárias.
Tarefa: Até o dia 01/09 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, individualmente, o arquivo Desafio11_Entrega disponível no Folder.
3) Bate-papo com seu tutor!
Nesta semana, será realizado um Hang-out entre o tutor e o grupo pelo qual é responsável. O tema será a organização do plano de aula no modelo Laboratório Rotacional, a partir de seus questionamentos sobre o modelo. Para isso, todos devem estar conectados para a conversa nos dias e horários informados pelo seu tutor.
4) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será mediada por Fernanda e Maria Alessandra e deverá acontecer no subgrupo do Desafio 11.
Organize-se!Na próxima semana, o Desafio será aplicar essa proposta com os alunos da mesma turma que participou do Desafio 10. Não se esqueça de reservar o Laboratório de Informática para o próximo desafio e/ou o uso de computadores/tablets. Como informado, a aplicação do desafio 12 precisará ser apresentada ao coordenador, por meio de filmagem, ou contar com a presença dele, assistindo a sua aula. Em seguida, adiaremos em uma semana a aplicação dos próximos quatro desafios para a escrita do trabalho final. Retomaremos o desafio 13 na semana do dia 15/09.

- Relacione as informações que você obteve sobre esse grupo de alunos,
na aula que você aplicou no desafio anterior, e justifique a utilização do
Laboratório Rotacional com o objetivo de personalizar.
Com os relatórios apresentados pela plataforma Khan academy
e também com o resultado dos testes aplicados na aula anterior, foi possível
deixar pré estabelecido atividades para os alunos que mais tiveram autonomia e
domínio na aula anterior, para tanto foi possível permitir que esses alunos
fizessem a pesquisa proposta de uma forma avançada, com mais questões a serem
resolvidas e com a liberdade de pesquisarem da forma que acharem melhor,
através de vídeos, textos, imagens e etc.
Para o grupo cujo relatório e os resultados apresentaram uma
sequencia de falhas ou até mesmo aqueles que não conseguiram atingir nenhum dos
objetivos propostos, elaboramos uma lista de objetivos a serem pesquisados mais
simples e passamos a orientá-los mais de perto, guia-los explicando sempre que
sites e como pesquisar.
O grupo apresentou bom desempenho
na aula anterior, eu observei a personalização que foi a estação 2 e 3, estação
2 onde eles faziam atividades na plataforma e estação 3 onde tinham alguns
desafios para resolver utilizando de uma reta de tempo. Achei que os alunos tiveram
“jogo de cintura” ou procurarem resolver as situações de maneiras diversas e
ainda tiveram autonomia para buscar outras formas de solucionar as questões.
Por conta disso é que pensei em utilizar o laboratório rotacional com essa
turma, que já contanto com esse mínimo de autonomia será capaz de pesquisar e
resolver as questões e os objetivos propostos no Plano do Desafio 11.
- Que recurso online poderá ser usado nessa aula, no momento em que o
grupo estiver no Laboratório, lembrando que o trabalho a ser desenvolvido será
“independente”? Como organizar a utilização do recurso em busca de algum nível
de personalização?
O recurso a ser utilizado são
sites de busca na internet, para pesquisarem informações sobre o desmatamento,
bem como vídeos com explicações sobre essa questão. A personalização se dará
durante todo momento da estação laboratório rotacional, onde os alunos serão
observados a todo tempo, levando-se em conta Autonomia, Domínio do Conteúdo,
Foco na busca por informações, e além disso tudo, o resultado apresentado das
questões e objetivos a serem resolvidos que foram determinados e entregues aos
alunos, em forma de questionário.
Para serem observados utilizarei
de uma tabela onde observarei os alunos individualmente e que farão parte do
feedback, visando sempre a personalização.
- Em sua opinião, esse trabalho deverá ser feito necessariamente de
forma individual, como proposto no modelo?
Não necessariamente, dependendo
do plano a ser aplicado, os alunos poderiam utilizar o laboratório rotacional
em pares ou grupos, buscando realizar uma mesma atividade ou atividades
distinta para chegar num documento mais rico e com opiniões diferentes.
No plano de aula que resolvi
aplicar também poderiam ser em pares com questões distintas ou em grupo, para
obter várias opiniões sobre uma mesma questão.
Mas como pede o modelo de
laboratório rotacional, em qualquer dos casos em uma etapa dentro do plano o
aluno deve realizar a atividade de forma individual.
- O que será desenvolvido com os alunos que ficarem em sala de aula?
Qual o objetivo?
Os alunos que ficarem na sala de
aula estarão realizando as atividades contidas no Livro do Ler e Escrever do 5º
Ano, sobre o mesmo tema, que são
coletâneas de atividades que eles devem desenvolver durante o ano.
O livro traz a leitura e
discussão do texto com a professora em sala e entre os alunos e logo em seguida
atividades que devem ser resolvidas.
O objetivo é que os alunos
aprendam sobre o desmatamento e suas causas e que sejam capazes de identificar
as causas à partir de situações vivenciadas ou pesquisadas por eles.
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