6ª semana (23/09/2014 a 29/09/2014)
O objetivo deste desafio é aplicar o plano de aula elaborado sobre Rotação Individual. De acordo com os estudos sobre o modelo de Ensino Híbrido, observa-se que não há uma proposta de Rotação Individual que ocorra durante todo o período de aula, ou como a único tipo de estratégia a ser utilizada. Pelo que se observa, essa proposta é uma das estratégias de personalização do ensino, mas que não impede a realização das demais estratégias.
A Summit Schools, por exemplo, estimula uma cultura de altas expectativas, que coloca os estudantes como protagonistas, no controle de seu aprendizado na maior parte do tempo. O ideal, segundo eles, seria que os estudantes pudessem aprender em sua velocidade e que tivessem projetos para sustentar seu aprendizado. Não deveriam depender de memorização, mas aplicar o que aprenderam em situações reais. Nessas escolas, ao chegarem, os estudantes pegam seus computadores e acessam ao seu plano personalizado de estudo e começam a trabalhar em seus objetivos, ao término desses trabalhos, seguem para as demais propostas do dia. Seguindo este plano personalizado, atingindo seus objetivos, o aluno indica, anotando em um quadro, quando está pronto para ser avaliado. O controle individual de seu aprendizado é a chave do envolvimento deste aluno.
Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
Parte teórica:
Retome o plano de aula que você produziu e reflita se ele contempla as características de uma proposta de “Rotação Individual”:
Foi elaborada uma forma de identificar as facilidades ou dificuldades dos estudantes antes de criar a agenda personalizada?
Os estudantes rotacionam de acordo com uma agenda personalizada, customizada de acordo com suas necessidades?
Os estudantes rotacionam por todas as modalidades ou estações propostas? Foi organizada uma forma personalizada de rotação?
O tempo de rotação é livre? Como viabilizar essa liberdade de rotação? Seu plano contempla esses aspectos (há um plano B para o caso de algum imprevisto?)
Sugestão: A dupla deve analisar os planos elaborados e, se necessário, fazer as devidas correções antes da aplicação.
2) Parte prática:
● Aplicar a aula no modelo de Rotação Individual.
● Filmar a aula e o depoimento de um ou dois estudantes sobre a aula realizada.
Subir o vídeo para a plataforma do Kaltura, de acordo com as orientações do Fernando, já postadas.
Tarefa: Até o dia 29/09 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, um arquivo com as reflexões da Parte teórica e o link para o vídeo.
3) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será sobre o tema: Rotação individual e a personalização.
Organize-se!
O desafio 15 envolverá a apresentação dos resultados de seu trabalho para a direção da escola.
RESPOSTA
DO DESAFIO 14
Retome o plano de aula que você produziu e reflita se ele contempla as características de uma proposta de “Rotação Individual”:
Foi elaborada uma forma de identificar as facilidades ou dificuldades dos estudantes antes de criar a agenda personalizada?
Bom meu plano é um plano com agenda fixa para todos
os alunos e a personalização vai ocorrer no momento em que o aluo começa a
resolver as atividades propostas e dispostas em estações diversas.
O aluno começa a resolver as atividades na estação
1 e só poderá avançar para a estação 2 no momento em que completar 100% dos
exercícios ou testes disponibilizados naquela estação.
Enquanto o aluno não conseguir acertar a todos os
testes propostos com 100% de verificação ele irá permanecer na estação, para
refazer os testes, ou pesquisar ainda mais sobre o tema a ser desenvolvido.
O aluno que conseguir avançar passa para a estação
seguinte onde irá desenvolver da mesma forma que a estação 1, sem acertar 100% continuará
na estação. E quando chegar na estação 3 que a estação Khan Academy se ele não
conseguir acertar 100% e se ficar tentando por algumas vezes e ainda assim não
conseguir, deverá voltar para a estações anteriores ou ainda receber uma
orientação personalizada do professor a respeito dos erros apresentados.
Os estudantes rotacionam de
acordo com uma agenda personalizada, customizada de acordo com suas
necessidades?
Como escrevi acima, a agenda foi feita fixa, o
mesmo conteúdo para todos os alunos a diferença e a personalização se dara ao
longo da realização de cada atividade contida em cada estação.
O que podemos observar quanto a customização das
suas necessidades, e que o aluno deverá retornar as estações anteriores para retomar
o conteúdo e ainda, pedir o auxilio do professor para dúvidas a respeito do
tema.
Os estudantes rotacionam por todas as modalidades ou estações propostas? Foi organizada uma forma personalizada de rotação?
Sim os estudantes deverão passar por todas as
estações propostas, não foi determinado o tempo para realização de cada
estação, porém o aluno que passar rapidamente pelas estações de 1 a 4, terão a
estação 5 como brinde, estação extra, onde poderá utilizar o tempo que sobrou
das atividades para investir em novos aprendizados a respeito daquele tema,
visualizando vídeos no youtube focados no conteúdo.
O tempo de rotação é livre? Como viabilizar essa liberdade de rotação? Seu plano contempla esses aspectos (há um plano B para o caso de algum imprevisto?)
Sim o tempo de rotação é livre, para os alunos que
realizarem as atividades das estações de 1 a 4 muito rapidamente teremos a
estação brinde 5, que fará o papel de plano B, onde o aluno poderá formar novas
informações a respeito do tema trabalhado, e o plano B para aqueles que não
conseguiram avançar nem ao menos para
estação 2, esses terão o apoio e a presença dos professores para a
formação do conteúdo, ou seja, poderão buscar os professores para uma
explicação mais detalhada, ou ainda pedir a ajuda de um amigo que estiver
adiantado para uma explicação sobre o tema.
A tabela
a baixo ficou sobre o cuidado de cada aluno que ao terminar cada estação e
apresentar os resultados aos professores que estavam acompanhando, deveria
ticar a atividade resolvida.
A
pontuação foi dada pelo professor ao corrigir as questões e a personalização se
deu com o avanço ou retomada de cada estação.
TABELA DE AVALIAÇÃO PARA PERSONALIZAR
TABELA DE AVALIAÇÃO PARA PERSONALIZAR
Avaliação
de 0 à 10
Atividade do aluno
|
100%
SIM
|
100%
NÃO
|
PONTUAÇÃO
0 À 10
|
Personalização
|
Estação 1
|
||||
Estação 2
|
||||
Estação 3
|
||||
Estação 4
|
||||
Estação 5
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário