Ensino Híbrido - Desafio 14

Desafio 14 – Rotação individual (aplicação)

6ª semana (23/09/2014 a 29/09/2014)

O objetivo deste desafio é aplicar o plano de aula elaborado sobre Rotação Individual. De acordo com os estudos sobre o modelo de Ensino Híbrido, observa-se que não há uma proposta de Rotação Individual que ocorra durante todo o período de aula, ou como a único tipo de estratégia a ser utilizada. Pelo que se observa, essa proposta é uma das estratégias de personalização do ensino, mas que não impede a realização das demais estratégias.
A Summit Schools, por exemplo, estimula uma cultura de altas expectativas, que coloca os estudantes como protagonistas, no controle de seu aprendizado na maior parte do tempo. O ideal, segundo eles, seria que os estudantes pudessem aprender em sua velocidade e que tivessem projetos para sustentar seu aprendizado. Não deveriam depender de memorização, mas aplicar o que aprenderam em situações reais. Nessas escolas, ao chegarem, os estudantes pegam seus computadores e acessam ao seu plano personalizado de estudo e começam a trabalhar em seus objetivos, ao término desses trabalhos, seguem para as demais propostas do dia. Seguindo este plano personalizado, atingindo seus objetivos, o aluno indica, anotando em um quadro, quando está pronto para ser avaliado. O controle individual de seu aprendizado é a chave do envolvimento deste aluno.

Para o desafio desta semana, seguem as orientações.
Parte teórica:
Retome o plano de aula que você produziu e reflita se ele contempla as características de uma proposta de “Rotação Individual”:
Foi elaborada uma forma de identificar as facilidades ou dificuldades dos estudantes antes de criar a agenda personalizada?
Os estudantes rotacionam de acordo com uma agenda personalizada, customizada de acordo com suas necessidades?
Os estudantes rotacionam por todas as modalidades ou estações propostas? Foi organizada uma forma personalizada de rotação?
O tempo de rotação é livre? Como viabilizar essa liberdade de rotação? Seu plano contempla esses aspectos (há um plano B para o caso de algum imprevisto?)
Sugestão: A dupla deve analisar os planos elaborados e, se necessário, fazer as devidas correções antes da aplicação.

2) Parte prática:
● Aplicar a aula no modelo de Rotação Individual.
● Filmar a aula e o depoimento de um ou dois estudantes sobre a aula realizada.
Subir o vídeo para a plataforma do Kaltura, de acordo com as orientações do Fernando, já postadas.
Tarefa: Até o dia 29/09 às 23:55h, enviar pelo Edmodo, um arquivo com as reflexões da Parte teórica e o link para o vídeo.

3) Discussões no fórum
Nesta semana, a discussão no fórum será sobre o tema: Rotação individual e a personalização.

Organize-se!
O desafio 15 envolverá a apresentação dos resultados de seu trabalho para a direção da escola.



RESPOSTA DO DESAFIO 14
 
Retome o plano de aula que você produziu e reflita se ele contempla as características de uma proposta de “Rotação Individual”:

Foi elaborada uma forma de identificar as facilidades ou dificuldades dos estudantes antes de criar a agenda personalizada?
Bom meu plano é um plano com agenda fixa para todos os alunos e a personalização vai ocorrer no momento em que o aluo começa a resolver as atividades propostas e dispostas em estações diversas.
O aluno começa a resolver as atividades na estação 1 e só poderá avançar para a estação 2 no momento em que completar 100% dos exercícios ou testes disponibilizados naquela estação.
Enquanto o aluno não conseguir acertar a todos os testes propostos com 100% de verificação ele irá permanecer na estação, para refazer os testes, ou pesquisar ainda mais sobre o tema a ser desenvolvido.
O aluno que conseguir avançar passa para a estação seguinte onde irá desenvolver da mesma forma que a estação 1, sem acertar 100% continuará na estação. E quando chegar na estação 3 que a estação Khan Academy se ele não conseguir acertar 100% e se ficar tentando por algumas vezes e ainda assim não conseguir, deverá voltar para a estações anteriores ou ainda receber uma orientação personalizada do professor a respeito dos erros apresentados.
Os estudantes rotacionam de acordo com uma agenda personalizada, customizada de acordo com suas necessidades?
Como escrevi acima, a agenda foi feita fixa, o mesmo conteúdo para todos os alunos a diferença e a personalização se dara ao longo da realização de cada atividade contida em cada estação.
O que podemos observar quanto a customização das suas necessidades, e que o aluno deverá retornar as estações anteriores para retomar o conteúdo e ainda, pedir o auxilio do professor para dúvidas a respeito do tema.

Os estudantes rotacionam por todas as modalidades ou estações propostas? Foi organizada uma forma personalizada de rotação?
Sim os estudantes deverão passar por todas as estações propostas, não foi determinado o tempo para realização de cada estação, porém o aluno que passar rapidamente pelas estações de 1 a 4, terão a estação 5 como brinde, estação extra, onde poderá utilizar o tempo que sobrou das atividades para investir em novos aprendizados a respeito daquele tema, visualizando vídeos no youtube focados no conteúdo.

O tempo de rotação é livre? Como viabilizar essa liberdade de rotação? Seu plano contempla esses aspectos (há um plano B para o caso de algum imprevisto?)
Sim o tempo de rotação é livre, para os alunos que realizarem as atividades das estações de 1 a 4 muito rapidamente teremos a estação brinde 5, que fará o papel de plano B, onde o aluno poderá formar novas informações a respeito do tema trabalhado, e o plano B para aqueles que não conseguiram avançar nem ao menos para  estação 2, esses terão o apoio e a presença dos professores para a formação do conteúdo, ou seja, poderão buscar os professores para uma explicação mais detalhada, ou ainda pedir a ajuda de um amigo que estiver adiantado para uma explicação sobre o tema.
A tabela a baixo ficou sobre o cuidado de cada aluno que ao terminar cada estação e apresentar os resultados aos professores que estavam acompanhando, deveria ticar a atividade resolvida.
A pontuação foi dada pelo professor ao corrigir as questões e a personalização se deu com o avanço ou retomada de cada estação.


TABELA DE AVALIAÇÃO PARA PERSONALIZAR
Avaliação de 0 à 10
Aluno: ________________________________

Atividade do aluno

100%
SIM
100%
NÃO
PONTUAÇÃO
0 À 10
Personalização
Estação 1





Estação 2





Estação 3




Estação 4





Estação 5






A personalização foi em todas as estações, porém na estação 3 do Khan Academy é possível analisa com mais detalhes através dos relatórios de cada aluno individualmente, dos seus erros, acertos, tempo de utilização, quantidade de exercícios e etc.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário